WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Saúde: nutrientes necessários para reforçar o sistema imunológico do organismo

Nunca é tarde para iniciar uma vida saudável. Porém, é sempre muito difícil mudar, deixar de lado os velhos hábitos para começar outros mais saudáveis


Alimentação balanceada, equilibrada, rica em nutrientes essenciais ao bom desempenho do organismo é um dos melhores remédios para se evitar qualquer doença. Neste sentido, devemos sempre nos preocupar no sentido de munir nossos anticorpos com tudo aquilo que eles necessitam para reforçar o sistema imunológico. Vejamos alguns deles:

Vitamina A


A vitamina A, encontrada  em vegetais amarelos ou alaranjados, como cenoura, abóbora, batata-doce, damasco seco; em verduras com folhas verde-escuras, como brócolis; nas frutas, como o pêssego, nectarina, abricó, melão; e em alimentos como a gema de ovo, manteiga e fígado, é muito importante na prevenção de gripes e resfriados e na manutenção dos tecidos epiteliais. Sua falta provoca pele áspera e seca, cegueira noturna e xeroftalmia, que pode levar à cegueira permanente

Vitamina C


A vitamina C, encontrada nas frutas cítricas, no alface, morango, caju, tomate, brócolis, couve, couve-flor, repolho, vegetais folhosos crus, alho, batatas, repolho, pimentão-doce, no pimentão verde, goiaba,  rúcula, kiwi e outros, além de ser uma poderosa vitamina antioxidante também aumenta a resistência do corpo às infecções, age junto à integridade dos vasos sanguíneos e favorece a formação dos dentes e dos ossos, previne gripes e fraqueza muscular. O não consumo de vitamina C provoca no organismo dores nas juntas, cansaço,  feridas que não cicatrizam e sangramento na gengiva.

Vitamina E


A vitamina E, encontrada no gérmen de trigo, carnes, ovos, algodão, óleos (algodão, milho, soja, azeite de dendê), amêndoas, nozes, manteiga, castanha-do-pará, nozes, pistache, gema de ovo, amendoim, semente de girassol, gergilim, vegetais folhosos (espinafre, couve e agrião), linhaça, soja, banana,  e legumes (alface), protege o organismo contra substâncias tóxicas, inflamações nas articulações, arteriosclerose, melhora a circulação sanguínea, previne doenças cardiovasculares, e atua na formação dos gametas sexuais.

Ácido fólico


O ácido fólico, encontrado no fígado, frutos secos, feijão, brócolis, grãos integrais, couve, na levedura de cerveja e no espinafre, também conhecido como vitamina B 9, é uma vitamina pertencente ao complexo B. Ele é estritamente necessário na formação da hemoglobina e de proteínas estruturais. Além disso, estimula a formação dos leucócitos, que são as células de defesa do corpo. Atua ativamente no tratamento de anemias, no controle da hipertensão, evita doenças cardiovasculares e AVC, mantém saudáveis os espermatozoides, entre outros.

Zinco


O zinco, encontrado em carnes, peixes, ostras, arroz, crustáceos, semente de abóbora, aves, leite, cereais integrais, feijão, aveia, castanhas, leite integral e nozes, é um mineral importante para a manutenção do sistema imunológico. Ele protege o organismo de um número grande de doenças, auxilia na reparação dos tecidos e cicatrização de ferimentos, e auxilia no combate às doenças já alojadas no organismo. Por ter ação antioxidante, o zinco diminui a quantidade de radicais livres no corpo, inibindo o desenvolvimento de diferentes tipos de câncer. O consumo insuficiente desse mineral acarreta em fragilidade do sistema imunológico, não cicatrização de feridas, psoríase, aumento dos níveis de glicose no sangue, pele seca e amarelada e mau funcionamento do fígado.

Selênio


O selênio, mineral de importante ação oxidante, encontrado nos grãos, cereais, pescados, nas carnes, nos ovos, na castanha-do-pará, frutos do mar, em vegetais e no fígado, estimula o organismo a melhorar a utilização da vitamina E, responsável pela neutralização dos radicais livres, retardando o processo de envelhecimento e prevenindo doenças cardiovasculares. Também  estimula o sistema de defesa do organismo evitando gripes, infecções e viroses, auxilia a glândula tireoide em seu funcionamento, auxilia o fígado na eliminação de toxinas e ajuda o organismo na eliminação de metais pesados relacionados às doenças neurodegenerativas, como Alzheimer. Por outro lado, o selênio quando consumido em excesso pode causar toxicidade caracterizada por fragilidade e perda de unhas e cabelo.

Água


Sem água, não há vida. Ela está intimamente ligada com a sobrevivência de todos os seres vivos que habitam o planeta. São incontáveis os benefícios da água para a nossa saúde, beleza e para o equilíbrio das funções vitais do nosso organismo. Beber água hidrata a pele, os cabelos, evita cálculos renais, controla a saciedade, enfim, mantém o metabolismo do corpo funcionando plenamente em todos os sentidos. É por meio dela que o oxigênio, a glicose, alimentos e sais minerais são transportados para o interior das células. Ela controla a temperatura interna do corpo (através do suor) e usa a sudorese como um dos canais para o descarte de toxinas e resíduos não aproveitados pelo organismo. Mas seus benefícios não param por aqui. Se houvesse possibilidade de listar todas as suas benfeitorias, esse trabalho seria interminável.

Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?