Primeiros socorros

Primeiros socorros - aprenda como proceder em caso de acidentes

Por mais que não gostemos, acidentes acontecem a todo momento. Seja no trânsito, nas escolas, no trabalho ou até mesmo aqueles domésticos acontecem aos milhares todos os dias. Saber como agir nesses momentos é essencial, pois uma atitude correta e rápida, seguida de uma série de práticas simples de primeiros socorros, poderá salvar vidas em caso de emergências.

Primeiros socorros nas escolas - como agir em momentos de emergências

Ser criança é expressar, por meio de travessuras e brincadeiras, todo o potencial da juventude. Sem experiências de vida e tão pouco visão clara sobre um perigo em potencial, as crianças simplesmente vivem cada minuto de suas vidas inconsequentemente, sem perceber, ao menos, os riscos que estão a sua volta e é aí, que acontecem os acidentes.

Primeiros socorros nas empresas - ações rápidas e corretas salvam vidas

Diferente do que se possa imaginar, estar no ambiente de trabalho, seja ele qual for, não significa estar longe e livre de acidentes. Os acidentes acontecem a todo instante, não marcam hora e tão pouco lugar certo. Estar preparado para enfrentá-los é a maior arma à favor da vida. Nestes momentos, dominar as técnicas dos primeiros socorros fará toda a diferença ao socorrista.

Primeiros socorros em residências - conheça os acidentes domésticos mais comuns e previna-se

Os acidentes domésticos são muito comuns e estatísticas apontam que eles têm crescido de forma exorbitante. Ao se tratar de residências contendo crianças e idosos, então, os cuidados para que eles não ocorram têm de ser dobrados. Nestes casos, conhecer os principais acidentes domésticos torna-se uma arma essencial, contribuindo para a elaboração de medidas protetivas que poderão...

Primeiros socorros - como pedir socorro

Mantenha a calma e peça auxílio. O nervosismo quase sempre deixa a vítima em pânico, dificulta a comunicação com o pessoal de emergência médica e causa atraso e maiores problemas. Diga com precisão o local, endereço e telefone de onde está chamando. Se estiver na rua, em local desconhecido, olhe em volta para verificar algum ponto de referência: letreiro, estacionamento comercial ou...

Primeiros socorros - dicas úteis

Coloque gelo em uma embalagem plástica com vedação (dessas para guardar alimentos) e use-como bolsa para compressas geladas. Não aplique a bolsa de gelo diretamente sobre a pele. Envolva-a com tecido fino ou toalha de papel. Não utilize algodão em ferimentos abertos, para não deixar fiapos. Use gaze.

Primeiros socorros - fraturas e deslocamentos

Procure auxílio médico. Se a vítima puder se mover, imobilize antes a área atingida. Se um braço ou uma perna tiver sido atingido, coloque uma tala (ou alguma coisa firme que possa servir de tala) na parte afetada, antes de mover a vítima, que deve ser deixada na posição que foi encontrada. Não tente endireitar o membro afetado. Use toalhas ou cobertores dobrados ao redor da área para...

Primeiros socorros - corpo estranho no olho

Irritação, vermelhidão, dor, lacrimejamento, imobilidade de abrir o olho e problemas visuais são sintomas característicos de quem está com um corpo estranho em seus olhos. Nestes casos, siga corretamente as seguintes instruções: lave bem as mãos. Identifique diante de um espelho o que está acontecendo. Lave o olho com água corrente abundante ou use produto específico para lavar os...

Primeiros socorros - sangramento nasal

Sente-se em posição ereta e incline-se levemente para frente. Aperte a narina que está sangrando por cinco a dez minutos. Não assoe o nariz. Se continuar a sangrar, aplique compressa de gelo na base do nariz ou na nuca. Se não resolver, vá ao pronto-socorro.

Primeiros socorros - dor de ouvido

Segure uma bolsa de água quente na orelha. Controle a dor com analgésicos. Se a dor persistir, for muito forte ou vier acompanhada por febre, consulte um médico.

Atendimento Online
Quer Facilidade