Em 2015, a instabilidade econômica do país fez com que as pessoas ficassem com o moral baixo, desestimuladas, desconfiadas, cheias de temor e incertezas. De fato, este foi um ano bastante difícil para os empreendedores e para os funcionários. A crise proporcionou uma queda bem significativa nas vendas e um sério aumento no desemprego. Como resultado, a produtividade de muitos funcionários foi afetada.
Por tais motivos, nesse clima de instabilidade, o empreendedor deve refletir sobre a qualidade da relação mantida com os colaboradores de sua empresa. Afinal, o sucesso do empreendimento está diretamente ligado ao engajamento e comprometimento dos funcionários. Portanto, valorize-os e ouça-os!
Os gestores, principal canal de comunicação entre o empresário e os funcionários, não podem se distanciar da equipe que lideram. É preciso que desenvolvam um relacionamento aberto e de confiança com cada funcionário. É preciso reconhecer os bom funcionários e mostrar que eles são importantes para a empresa. E não somente mais um número!
Acima de tudo, é preciso que você, empreendedor, dê a seus colaboradores uma visão de futuro para os que fazem parte da equipe que constitui sua empresa. Lembre-se de que as pessoas precisam de um horizonte e de serem ouvidas. Só assim, mesmo em momentos difíceis, todos serão vitoriosos!
Por Andréa Oliveira.
Fonte: Revista PEGN.
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