Para você, exímio vendedor, quando é que uma compra é bem sucedida? Logo após passar pelo caixa e a mercadoria ser entregue ao cliente ou você acha que é necessário realizar um trabalho de pós-venda, estabelecendo uma parceria com os seus clientes, contactando-os mesmo tempos depois da efetivação da compra? Bom, se você escolheu a segunda alternativa, parabéns! Você está no rumo certo do sucesso profissional. Por outro lado, se você optou pela primeira alternativa, reflita sobre as questões abaixo:
1- O produto entregue ao cliente é sinônimo de negócio concluído?
Já foi, no passado, mas não é mais. De acordo com os especialistas, o mercado ingressou na "era do mimo ao cliente". Nela, manter um relacionamento pós-venda entre vendedor e consumidor deixou de ser mero diferencial para se tornar regra de gestão.
2- Qual é a importância do pós-venda para a loja e o vendedor?
Ele incentiva o cliente a querer voltar à loja. Se o cliente tiver saído satisfeito da loja, com o atendimento recebido e com o produto ou serviço adquirido, a probabilidade de ele voltar é muito maior. Sendo assim, o atendente tem grande papel sobre a fidelização de clientes. Contudo, se o cliente voltar à loja, mesmo tendo recebido um atendimento ruim, ele não vai querer ser atendido pelo mau vendedor novamente.
Por Silvana Teixeira.
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