Quando se fala sobre as características de um empreendedor de sucesso, sempre é citada a sua capacidade de quebrar paradigmas.
Paradigma é procedente da palavra grega “paradeigma” que significa um exemplo, um padrão, um modelo.
Os paradigmas induzem o nosso comportamento, os nossos conceitos e preconceitos, a visão das coisas e as diretrizes a serem seguidas. Isso ocorre com base em uma percepção comum de tradições, valores, costumes, crenças e regras.
No entanto, muitos paradigmas são as causas de várias limitações em nossos procedimentos e inovações.
Identificar e quebrar paradigmas que atrapalham o nosso desenvolvimento como profissionais e como cidadãos é uma das bases para a evolução do homem, das organizações e da sociedade. Mas, como mudar paradigmas, conceitos, preconceitos e procedimentos estabelecidos ao longo do tempo? A resposta pode ser a chave para o destaque de um profissional, uma equipe, uma empresa ou um país. Pode ser, também, o fracasso.
Einstein já dizia: “é mais fácil quebrar um átomo que um preconceito”.
A mudança de paradigma pode levar-nos a um novo momento, a um novo “status” que abre novas possibilidades e oportunidades para o sucesso de nossa atuação profissional ou um novo rumo para a organização.
Veja estes dois exemplos que mostram bem a importância da quebra de paradigmas.
Em 1945, na segunda grande guerra, os Estados Unidos criou o Projeto Manhattan, onde reuniu um grupo secreto de 300 cientistas, na cidade de Los Álamos, no Estado do Novo México, para descobrir a explosão da bomba atômica. Conta-se que 299 cientistas foram pesquisar a explosão da bomba e um entrou para pesquisar a implosão da bomba. Aos poucos, ele foi ganhando adeptos e, no final, descobriu a fórmula da bomba que acabou com a guerra.
Há alguns anos, quando se falava em relógio bom e preciso, falava-se nos relógios suíços. Em 1967, um pesquisador suíço desenvolveu o relógio de quartzo (eletrônico). Os fabricantes da Suíça não tiveram o mínimo interesse em usar a nova tecnologia, pois relógio bom tinha de ter engrenagem precisas, rubis e ser suíço. Eles dominavam 98% do mercado de relógios. A tecnologia foi vendida para os japoneses que produziram os mais baratos e precisos relógios. Assim os japoneses tornaram-se os maiores fabricantes de relógios do mundo, quebrando a hegemonia dos suíços.
O paradigma dos relógios suíços não permitiu que eles enxergassem o valor da inovação.
Assim, quebrar paradigmas é procurar enxergar as coisas por um ângulo diferente dos outros. É preciso analisar a forma que pensamos e atuamos. Entender que as soluções estão na mudança de nossos pensamentos.
No entanto, aqueles que quebram paradigmas, que efetuam mudanças, encontram rejeições e obstáculos por todos os lados, principalmente daqueles que se beneficiavam com a antiga ordem ou saem de sua zona de conforto.
Mesmo assim, não tenha medo de mudar, pois você pode estar mudando a sua vida, a vida de sua equipe, de sua família ou de sua empresa.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.