Cursos da Área Curso Como Falar em Público Curso Segredos do Vinho - Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização Curso Capacitação de Atendente de Loja - Técnicas de Vendas Curso Capacitação de Manipulador de Medicamentos Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Organização, Técnicas de Vendas, Serviços Farmacêuticos e Biossegurança Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Anatomia Humana e Farmacologia Curso Treinamento de Babá - Segurança e Primeiros Socorros Curso Treinamento de Babá - Saúde, Alimentação e Higiene da Criança Curso Treinamento de Babá - Desenvolvimento e Comportamento da Criança Curso Treinamento de Porteiro Curso Capacitação de Cuidador de Idosos Curso Capacitação de Auxiliar de Consultório Dentário - ACD ou ASB Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Treinamento de Motorista Particular Curso Capacitação de Operadores de Telemarketing Curso Capacitação de Corretor de Imóveis Curso Treinamento de Churrasqueiro Curso Como Desempenhar com Sucesso a Função de Vereador Curso Treinamento de Chapeiro e Lancheiro Curso Treinamento de Jardineiro Curso Treinamento de Pizzaiolo Curso Treinamento de Governanta Curso Treinamento em Reservas e Recepção Curso Treinamento de Barista Curso Treinamento de Florista Curso Treinamento de Recepcionista Curso Treinamento de Atendente de Lanchonete Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Manipuladores de Alimentos Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Gerentes Curso Treinamento de Síndico - Administração de Condomínios Curso Técnicas de Comunicação Oral e Impostação de Voz Curso Treinamento de Secretária Curso Treinamento de Garçom Curso Treinamento de Camareira Curso Treinamento de Bartender - Barman / Barwoman Curso Técnicas de Memorização Curso Gerenciamento do Tempo Curso Leitura Dinâmica Curso Campanha de Vereador - Passo a Passo Curso Etiqueta para o Sucesso Pessoal Curso Campanha de Prefeito Passo a Passo Curso Treinamento de Empregada Doméstica Curso Comunicação para o Sucesso Pessoal - Programação Neurolinguística Áreas Afins 14Casa Prática 11Confecção de Roupas 2Consultórios Odontológicos 9Estética e Beleza 5Fabricação de Cosméticos 17Hotelaria 10Marcenaria 6Massoterapia 5Negócios Imobiliários 17Padaria e Confeitaria 10Pet 4Refrigeração 11Salão de Beleza Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Pessoas precisam ser calibradas?

Prof. Nelson Fernandes Maciel, Diretor-Presidente do Grupo CPT.

 Prof. Nelson Fernandes Maciel
Diretor-Presidente do Grupo CPT



Calibração, palavra comum em nosso dia a dia e que, normalmente, se refere a instrumentos, máquinas e relógios. Estas peças para funcionar corretamente e atender às nossas necessidades precisam estar calibradas.  

A calibração é feita tomando-se como referência um aparelho padrão. Os nossos relógios são calibrados tomando-se como referência um relógio altamente preciso instalado em Brasília-DF. Um instrumento de medição elétrica é calibrado tomando-se como referência um aparelho considerado padrão, fabricado para este fim, com componentes especiais para não sofrer influência das variações do tempo, da temperatura e da umidade do ambiente.

E as pessoas precisam ser “calibradas”? A resposta é sim.

Veja que, na maioria das vezes, os colaboradores quando iniciam no seu trabalho, eles estão motivados, buscam aprender a função, cooperam com os colegas e cumpre os horários.

No entanto, com o passar do tempo, eles, com algumas exceções: ficam mais acomodados e preguiçosos; reduzem a produtividade; não são mais tão pontuais; fazem questão de esquecer as “Normas e os Procedimentos”; e perdem a motivação. Eles ficam descalibrados.

Assim, não basta apenas qualificar e motivar pessoas, é preciso calibrá-las. É preciso repetir sempre: a filosofia, a visão e os valores da empresa; as “Normas de Procedimentos”; a importância do respeito aos colegas e clientes; o valor do trabalho ético e da produtividade.

Os nossos relógios são calibrados tomando-se como referência um relógio altamente preciso instalado em Brasília-DF

A calibração é feita tomando-se como referência um aparelho padrão

 

No entanto, o maior fator de calibração é a peça padrão. A peça padrão, tomada como referência, é você professor, chefe de setor, supervisor, gestor ou diretor.

Se você está focado no seu trabalho, cumpre seus horários, executa as suas funções como um líder, procede como uma pessoa de confiança escolhida pela empresa e é um exemplo a ser seguido, os seus colaboradores serão bem calibrados, pois a referência é uma peça padrão calibrada.

Agora, se você é uma peça considerada padrão e está descalibrada, a sua equipe, com certeza, estará descalibrada, por mais que repita os diversos conceitos necessários para a calibração.

Diretores e chefes de setores, muitas vezes, não entendem por que não conseguem manter bons profissionais, por que muitos enrolam e não executam suas funções, e nenhuma remuneração extra consegue acordá-los. Isto porque estamos trabalhando com cérebros. E cérebros precisam de repetição e ser calibrados continuamente com base em um excelente padrão de referência.

Boa semana e bom trabalho!

Cursos Relacionados

Curso Comunicação para o Sucesso Pessoal - Programação Neurolinguística Curso Comunicação para o Sucesso Pessoal - Programação Neurolinguística

Com Prof.ª Marlene Monteiro

R$ 338,00 à vista ou em até 10x de R$ 33,80 sem juros no cartão + frete

Saiba mais
Curso Etiqueta para o Sucesso Pessoal Curso Etiqueta para o Sucesso Pessoal

Com Prof.ª Júnia Zacour del Giudice e Prof.ª Valéria Vitarelli

R$ 338,00 à vista ou em até 10x de R$ 33,80 sem juros no cartão + frete

Saiba mais
Curso Falando em Público - Comunicação e Apresentação Curso Falando em Público - Comunicação e Apresentação

Com Prof. Dr. Marcos Antônio Barbosa

R$ 298,00 à vista ou em até 10x de R$ 29,80 sem juros no cartão + frete

Saiba mais

Mais Palavra do Presidente do Grupo CPT

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade