WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Saiba como ensinar a criança a ser organizada

Hábitos saudáveis podem ensinar o seu filho a ser organizado e a participar da rotina da casa

 

 As crianças podem ajudar em tarefas simples, como arrumar a cama. Imagem: Fotos da hora.

Um pouco de organização faz bem para qualquer pessoa, independente da idade. Ninguém gosta de ver roupas sujas espalhadas pelo chão, restos de comida pela casa e objetos deixados em todos os lugares. Muitas mães sabem o que é isso, pois essa é a rotina que têm que enfrentar com os filhos.

Mas, não precisa ser assim. Mesmo que os filhos não participem das tarefas domésticas, um pouco de organização não será prejudicial a eles. Ao contrário, se eles aprendem desde cedo a cuidar da casa e das próprias roupas e brinquedos, é bem possível que saibam se virar melhor. Antes que muitos pais percebam, eles já terão ganhado independência.

Se seu filho é um bagunceiro nato e você não tem ideia de como resolver isso, não perca as esperanças. Algumas dicas podem ajudar o seu filho a ser disciplinado nas tarefas de casa, fazendo com que ele tenha uma rotina mais saudável, preparando-o inclusive para o futuro.

O primeiro passo é lembrar que o equilíbrio é essencial. Não adianta tornar a limpeza uma obsessão e querer impor regras rígidas à criança. É bom pedir aos poucos, sem exageros e vencendo as barreiras. É preciso ajudar os filhos a planejar, como, por exemplo, separando os livros e as roupas que serão usadas no dia para que as coisas não fiquem espalhadas pelo chão.

O mesmo deve ser feito com todas as outras atividades do dia. É saudável criar uma rotina para realizar as tarefas, bem como estabelecer horários, como quando comer, assistir TV, usar o computador, tomar banho e dormir.

Desde pequena, a partir dos dois anos, a criança pode entrar em contato com as primeiras tarefas domésticas. Para começar, pode apenas ajudar a dobrar o lençol da cama. Enquanto ela cresce, aprende a arrumar a cama sozinha, colocar o lixo para fora, organizar o armário e a limpar o quarto.

Mesmo que exista alguém para fazer isso pelo seu filho, é bom que ele aprenda, pois em algum momento ele pode morar sozinho e não terá quem faça essas coisas por ele. Ajudar nas tarefas de casa pode ser um grande aprendizado, mas lembre-se de não exagerar, pois se sujar às vezes é normal e até pode fazer bem à criança.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?