WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Resíduo da produção de etanol poderá gerar energia

Vinhaça será utilizada para gerar energia limpa em Pernambuco

 

Na fermentação da cana, para cada litro de etanol são produzidos 12 litros de vinhaça. Foto: reprodução.

Duas empresas em Vitória de Santo Antão (PE), a Cetrel e o Grupo JB, anunciaram que começarão a reciclar a vinhaça, subproduto da produção de etanol. Esta semana eles inauguram a primeira usina para produção de bioenergia a partir da vinhaça. A fábrica fica na unidade industrial da Companhia Alcoolquímica Nacional, do Grupo JB.

A destinação da vinhaça é um dos maiores problemas para a indústria sucroalcooleira, pois para cada litro de álcool são produzidos 12 litros de vinhaça como resíduo. Com o projeto, apenas na fase inicial 20% da capacidade produtiva do Grupo JB serão transformados em energia, o que corresponde a mil metros cúbicos por dia ou 0,85 MW de biogás.

A empresa espera comercializar cerca de 612MW por mês. As duas empresas parceiras acreditam na eficiência do biogás, produzido a partir de uma tecnologia própria para a biodigestão da vinhaça. O biogás gerado da decomposição dela será composto por aproximadamente 80% de metano, o que o torna mais combustível se comparado com o biogás feito a partir de outras matérias-primas, que contém entre 50% a 70% de metano.

A gerente da área de bioenergia da Cetrel, Suzana Domingues, afirmou que na safra 2010/2011 foram produzidos 25 bilhões de litros de álcool, o que representa uma produção de 300 bilhões de litros de vinhaça, volume suficiente para gerar 1.600MW. Ela explicou que este valor corresponde a 45% da capacidade instalada de uma hidrelétrica média, mas possui a vantagem de não gerar impactos para o ambiente.

O presidente do Grupo JB, José Carlos Beltrão, ressaltou que a mesma tecnologia pode ser utilizada  nas outras 440 usinas sucroenergéticas do país. Para ele, esta é mais uma fonte de energia alternativa, que pode gerar receitas e desenvolvimento econômico de modo sustentável. Outra vantagem, segundo Beltrão, é a possibilidade de aproveitamento da energia para diferentes aplicações, dentro e fora da usina.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Emerson Aparecido Rodrigues de Paula

20 de set. de 2013

Oi, boa tarde pessoal meu nome e Emerson e estou terminando um curso de técnico em agropecuária se DEUS me ajudar termino no final de novembro e estou fazendo um trabalho sobre a utilização da vinhaça e li esse artigo que e de meu interesse pois também estou trabalhando na área , tem como vocês mandarem mais algum artigo para que mais a linhaça pode ser utilizada....

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de set. de 2013

Olá, Emerson!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

A vinhaça, pode ser utilizada para irrigar e fertilizar a lavoura da cana-de-açúcar, para a produção de biogás, e/ou ainda pode ser usada na pecuária como complemento de alto teor protéico da ração animal.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?