WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Reposição florestal é incentivada pela Câmara dos Deputados

Foi aprovada pela Câmara dos Deputados uma proposta que aprova incentivos fiscais e financeiros a proprietários rurais que promovam a conservação, recuperação e proteção de nascentes

Reposição florestal

Foi aprovada pela Câmara dos Deputados uma proposta que aprova incentivos fiscais e financeiros a proprietários rurais que promovam a conservação, recuperação e proteção de nascentes, córregos, rios e demais recursos hídricos. “A falta de chuvas dos últimos anos foi agravada pela deterioração de áreas de recarga de lençol freático, erosão do solo e assoreamento de nascentes e rios”, afirma Roberto Balestra deputado do PP-GO, justificando e mostrando ser mais que viável a readaptação e aprovação do PL1465/15, do deputado Augusto Carvalho (SD-DF).

Quanto aos incentivos fiscais da nova proposta, listam-se:



1- Produtores rurais e agricultores familiares com até quatro módulos fiscais (área entre 5 e 110 hectares, a depender da região): isenção do Imposto de Renda (IR) e do Imposto Territorial Rural (ITR).
2- Produtores rurais e agricultores familiares de 4 a 15 módulos fiscais: desconto no Imposto de Renda de até 50% do total tributável.
3- Produtores rurais com área maior que 15 módulos fiscais: redução do IR de 30%.

* O ITR para propriedades rurais acima de quatro módulos fiscais poderá chegar a 50%.

Entre os incentivos financeiros, listam-se:



1- Com o novo projeto, o governo poderá dar crédito rural com juros menores às taxas oficiais, o governo poderá dar crédito rural com juros menores às taxas oficiais, cobrindo a diferença entre a taxa de juros praticada no mercado financeiro e a taxa efetivamente paga pelo produtor.

2- para cada hectare recuperado na propriedade o proprietário receberá uma subvenção anual de R$ 50, até o máximo de R$ 10 mil (200 hectares), podendo ser abatido do saldo devedor de operações de crédito rural com bancos federais ou cooperativas e virá do Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal (FNDF).

3- A área a ser subvencionada deve estar vinculada à Cota de Reserva Ambiental (CRA), título instituído pelo Código Florestal (Lei 12.651/12) para representar local com vegetação natural em uma propriedade que pode ser usada para compensar a falta de reserva legal em uma outra.

Certificado



O certificado da recomposição florestal ou desassoreamento deverá ser emitido pelo órgão ambiental a partir de projeto técnico. Tanto a elaboração quanto a implantação do projeto terão apoio de órgãos oficiais de assistência técnica e extensão rural para agricultores familiares.

A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Conheça os Cursos Online CPT da área Meio Ambiente, entre eles o Curso CPT Recuperação e Conservação de Nascentes.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Notícias Agrícolas.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?