WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Qualidade do biodiesel

Análises feitas para o diesel de petróleo se aplicam ao biocombustível

 

O biodiesel pode ser usado diretamente ou em misturas em motores diesel convencionais. Foto: Stock.XCHNG

Vários fatores interferem na obtenção de um biodiesel de ótima qualidade. Verificá-los e garantir o atendimento à padronização existente é indispensável, pois permite que se tenha um aproveitamento adequado desse combustível.  Um exemplo da importância que o setor dá a esse aspecto é a recente solicitação da Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio) à Agência Nacional de Petróleo (ANP) por um selo de qualidade que certifique as usinas de biodiesel.

Tanto o biodiesel produzido em larga quanto em pequena escala precisam ser produtos confiáveis. O produtor de biodiesel para consumo próprio também não pode perder de vista a preocupação com a qualidade, pois ela é que vai permitir o uso eficiente desse biocumbustível.

O pirodiesel, resultante do processo de craqueamento dos óleos vegetais, tem algumas características semelhantes ao diesel de petróleo. Por isso, as análises do primeiro são feitas seguindo as mesmas metodologias usadas para o segundo.

"Os resultados das análises mostram que o combustível obtido por craqueamento de óleos vegetais apresenta, exatamente, as mesmas especificações ou se enquadra dentro das especificações exigidas pela ANP para o combustível diesel, pela Portaria ANP nº 310, de 27 de dezembro de 2001", explica Paulo Anselmo Ziani Suarez, professor do curso Produção de Biodiesel na Fazenda, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

O professor acrescenta que, sendo assim, o biocombustível pode ser usado "diretamente, ou em misturas em motores diesel convencionais, sem a necessidade de nenhuma alteração no motor, porque atende a todos os parâmetros de qualidade previstos na legislação para o diesel de petróleo".

Por Luci Silva

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?