WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Qualidade da água na pecuária

Líquido pode influenciar diretamente na produtividade e na qualidade de vida do animal

 

As aves não suportam uma perda de mais de 20% de água. Foto: Revista Globo Rural.

Muitos produtores rurais se preocupam com a qualidade das pastagens, da ração, mas se esquecem da água. O pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste, Júlio César Pascale Palhares, afirma que a água é o primeiro alimento do animal, depois vem o pasto ou a ração.

A função principal da água é proporcionar o equilíbrio térmico do animal. Ela representa cerca de 60% do peso de uma ave adulta viva. A pesquisadora Nilce Maria Soares, do Instituto Biológico de Bastos, em São Paulo, destacou que as aves, por exemplo, podem perder 98% da gordura corporal e até 50% da proteína, mas não suportam uma perda acima de 20% de água no organismo.

Por isso, a especialista afirmou que a reposição de água precisa ser constante, já que ela só não é mais importante do que o oxigênio. A falta de água pode causar estresse térmico, que é o desequilíbrio da temperatura corporal, consequente queda na produtividade e até a morte dos animais.

Do mesmo modo que a quantidade é importante, a qualidade também o é. Nilce Maria explicou que, se a água do bebedouro estiver imprópria para consumo, a ave não vai bebê-la até que chegue na situação em que se vê obrigada a ingerir aquela água para não morrer de desidratação. No entanto, segundo a pesquisadora, a morte de muitas aves está em grande parte associada à ingestão de água contaminada.

A falta de tratamento pode provocar doenças causadas por bactérias, parasitas, vírus e fungos, além de intoxicações por produtos químicos e até pelas fezes dos próprios animais. Aproximadamente 30 doenças diferentes podem contaminar as aves através da água, sem contar outras tantas que podem adoecer o gado, os suínos e outras criações. O uso de água contaminada pode aumentar bastante o custo com o uso de medicamentos.

Para prevenir esse problema, ambos os pesquisadores recomendam o planejamento de um sistema eficiente de limpeza do piso e dos comedouros, e principalmente de abastecimento. A água precisa ser filtrada e tratada com cloro (desinfetante mais comum) e outros agentes. É importante consultar um especialista tanto para indicar o tratamento e a quantidade ideais quanto para fazer análises periódicas de qualidade da água.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?