WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Própolis ajuda a combater bactérias na fermentação de etanol

Pesquisa tenta minimizar os prejuízos provocados por contaminação

 

 A fermentação do caldo de cana pode ser mais eficiente com o uso do própolis.

Atualmente, a prática mais comum para se evitar a contaminação bacteriana durante a fermentação alcoólica é a aplicação de antibióticos. Porém, este processo costuma deixar resíduos que atacam as leveduras e são repassados no produto final. Uma pesquisa realizada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Esalq), explica que, o extrato de própolis, resina produzida pelas abelhas, pode ser usado no controle das bactérias que contaminam a produção de álcool.

Os processos industriais e artesanais utilizados no Brasil, em sua maioria, reaproveitam o fermento em ciclos consecutivos e utilizam as sobras da produção de cachaça como ingredientes de ração animal, como ensina o Curso Produção de Álcool Combustível na Fazenda, desenvolvido pelo CPT- Centro de Produções Técnicas. Essas práticas tornam o processo mais produtivo mas prolongam o tempo da fermentação, o que favorece a multiplicação das bactérias.

A pesquisa da Esalq foi feita utilizando o própolis sobre as bactérias do gênero Lactobacillus fermentum Bacillus subtillis, dois dos contaminantes mais comuns da fermentação alcoólica. A pesquisadora Ellen Karine Diniz afirma que procurou-se diminuir os prejuízos causados pela contaminação bacteriana durante o processo de fermentação e um antimicrobiano que não afetasse as leveduras.

De acordo com os resultados da pesquisa, o extrato de própolis ainda não mostrou os mesmos resultados do antimicrobiano comercial. Ele proporcionou uma redução de contaminação de 54,24% e 67,02% para Lactobacillus e Bacillus, respectivamente. Mas estes números indicam um avanço no sentido de um procedimento mais econômico e natural na fermentação alcoólica.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Alain Lesur

12 de mar. de 2018

Boa Noite. Gostaria de receber mais informações sobre o uso de própolis na fermentação.

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de mar. de 2018

Olá Alain,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?