WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Previsões para a agricultura brasileira nos próximos 10 anos

Commodities para a produção de energia alternativa são as melhores oportunidades

 

 Nos próximos dez anos o Brasil deve se tornar responsável por 20% das exportações mundiais de milho.

O aumento no consumo de alimentos já acena para o crescimento na produção de commodities como o milho, a soja, o trigo e o arroz. Mas com a procura cada vez maior por fontes renováveis de energia, alguns produtos agrícolas devem ser valorizados para a produção de combustíveis. A Europa e a Ásia há muito tempo sofrem com a necessidade de gerar energia limpa, e por isso têm procurado por fontes alternativas. Por outro lado, os países emergentes e tropicais como o Brasil, veem a possibilidade de fortalecer seus negócios.

Essas projeções foram feitas pela FNP Consultoria, sobre a agricultura brasileira nos próximos 10 anos. O diretor da FNP, José Vicente de Morais, afirma que o mundo tem procurado uma maior qualidade de vida, daí a busca por fontes renováveis de energia. Os Estados Unidos, por exemplo, é o maior produtor e consumidor de milho no mundo e agora começa a fazer álcool combustível a partir do grão. Com um maior consumo do milho pelos norte-americanos, o Brasil, que também é grande produtor, pode se beneficiar. Em 10 anos, o nosso país deve ser responsável por 20% das exportações do milho.

Esse cenário também ajuda a soja nacional, pois os Estados Unidos devem reduzir as terras cultivadas para dar lugar ao milho, e assim o Brasil pode ocupar o lugar deles nas exportações. Há pouco tempo, o mundo descobriu a tecnologia que o Brasil usa há quase 30 anos. O país tem exportado a tecnologia da indústria de etanol para a Europa, a Ásia e os Estados Unidos, que têm mais razões ainda para se preocuparem, pois suas reservas de petróleo estão acabando.

O engenheiro agrônomo Luiz Antônio de Bastos Andrade, professor do curso Cultivo de Cana-de-açúcar para Produção de Cachaça, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, acredita que o pioneirismo do cultivo de cana no Brasil para produção de cachaça e etanol favorece o domínio do mercado destes produtos pelo país no cenário mundial. Mas é preciso haver investimentos públicos e privados para que não se perca essa vantagem.

Por Maria Clara Corsino

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?