WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Prevenção das DODs começa com uma boa alimentação da égua em gestação

Fisites, Osteocondrose, Deformidades Angulares e Deformidades Flexurais são algumas das DODs de potros que podem ser evitadas a partir de uma boa alimentação da égua gestante

Prevenção de dods

 

As DODs - Doenças Ortopédicas do Desenvolvimento - nada mais são que distúrbios hereditários ou adquiridos que interferem no desenvolvimento, na formação dos ossos e nas articulações de potros em desenvolvimento, tais como Fisites, Osteocondrose, Deformidades Angulares e Deformidades Flexurais. Podem ser evitadas a partir de uma boa alimentação da égua prenhe, que deve receber em sua alimentação quantidade maior de proteínas, a fim de produzir leite de boa qualidade.

Vários são os fatores que contribuem para o desenvolvimento dessas doenças ortopédicas nos potros, por exemplo os fatores hereditários, nutricionais, traumas, disfunções hormonais ou, ainda, a prática precoce de exercícios.

1- Hereditários



Raça, problemas de conformação, tipo corpóreo, estrutura óssea e massa corporal são algumas características transmitidas geneticamente e podem gerar pressão excessiva na placa de crescimento. Como consequência, percebe-se o aparecimento das DODs.

2- Alimentação



A correta alimentação é que vai determinar os resultados técnicos e econômicos que  serão  obtidos  na  criação  desses  animais,  permitindo  a  expressão  de toda  a  capacidade genética,  assim  como  de  seu  estado  de  saúde.  

Segundo Orlando Marcelo Vendramini, professor do Curso CPT Alimentação de Cavlos, “Cada  animal  tem  exigências  nutricionais  bem diferentes, que variam com sua idade, seu peso e com a sua atividade desenvolvida”. Neste sentido, dietas ricas em energia acelera a taxa de crescimento do animal, fazendo com que os tecidos moles não acompanhem os ossos.

Outro fator nutricional que acarreta nas DODs é o fornecimento de ração aos potros antes da idade recomendada que, por sua vez, aumenta abruptamente o peso e também acelera o crescimento do animal além do desejado. Cálcio, fósforo, zinco e cobre são os principais minerais relacionados às alterações na ossificação endocondral. O excesso de fósforo na dieta, por exemplo, imobiliza a utilização do cálcio pelo organismo e promove sua deficiência. O cálcio, por sua vez, é fundamental para o processo de ossificação, logo, sua falta predispõe à DOD. O consumo insuficiente de cobre também é prejudicial à formação óssea, já que este se encontra envolvido na estabilização do colágeno e na síntese de elastina óssea. Sua deficiência pode levar às Fisites e contratura dos tendões flexores. Por fim, comprovou-se que a ingestão excessiva de zinco diminui a absorção do cálcio e do cobre, que também está ligado às doenças de desenvolvimento.

Após o nascimento dos potros, a prevenção contra as DODs deve continuar. Neste sentido, uma nutrição balanceada desde o nascimento, iniciando o fornecimento a partir de 30 dias de idade, com um produto apropriado para potros em crescimento, com boa digestibilidade até os 18 meses de vida é fundamental para a prevenção de doenças.

3- Manejo



É fundamental um bom manejo na criação dos potros, a fim de evitar o trabalho precoce (antes de 10 meses de idade) o que evita, e muito, o aparecimento das DODs. Além disto, com um excelente manejo é possível realizar bons cruzamentos genéticos, diminuindo consideravelmente o aparecimento de doenças ortopédicas em potros.

Conheça todos os Cursos CPT da área Criação de Cavalos.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Clube do Hipismo.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?