WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cultivar plantas e flores ornamentais é opção rentável de negócio

Implantar um viveiro de plantas requer planejamento e conhecimento das técnicas de plantio

Um viveiro para mudas ornamentais requer planejamento. A extensão da área dependerá do tipo de muda.

Esse ramo de negócio tem crescido e ganhado espaço no mercado agrícola, em vista disso, produzir mudas de flores e plantas ornamentais tem se mostrado uma alternativa lucrativa de negócio. Capacite-se para obter renda, montando seu próprio viveiro.

Os compradores de mudas são exigentes quanto à qualidade, pois esse é um fator que interfere na manutenção das plantas pelo vendedor ou pelo consumidor final. Para obter mudas de boa qualidade, é necessário aprender algumas técnicas para produzí-las.

Entre os procedimentos que você precisa conhecer estão a escolha, a formulação e a adubação correta do substrato, os tipos, as dosagens, as formas de aplicação de adubos e os sistemas de irrigação das mudas. Isso é o que afirma Wantuelfer Gonçalves, professor do curso Produção de Mudas Ornamentais, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Além disso, é necessário estar atento às tendências e novidades nesse ramo. As plantas medicinais, por exemplo, são muito procuradas. Flores como orquídeas e rosas estão entre as mais populares, e há também as mudas de plantas de grande porte (palmeiras e árvores). Visitar feiras e exposições, como as que acontecem em todo o país, na primavera, é um ótimo meio para você se manter atualizado.

É importante ressaltar que a implantação de um viveiro para mudas ornamentais requer planejamento. A área destinada à construção, por exemplo, dependerá do tipo de muda que se pretende cultivar.

Antes de iniciar a atividade, o produtor deverá procurar o órgão oficial em sua região para se infomar sobre as especificações legais exigidas nesse tipo de comercialização e para providenciar a inscrição no RENASEM – Registro Nacional de Sementes e Mudas.

Por Luci Silva

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Priscila Candido

10 de mar. de 2017

Quero vender crotons....é necessário comunicar a algum órgão?

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de mar. de 2017

Olá Priscila,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Caso monte uma loja é necessário o pagamento de impostos e a regularização de documentos na prefeitura de sua cidade.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

KARIN SCHMIDT

10 de fev. de 2017

BOA TARDE!! ESTOU QUERENDO INICIAR A COMERCIALIZAÇÃO DE MUDAS EXÓTICAS E PARA ISSO JÁ TENHO COMPRADO ALGUMAS SEMENTES, SERÁ QUE É UM BOM NEGÓCIO?

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de fev. de 2017

Olá Karin,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. A produção de mudas exóticas é um excelente negócio, e com capacitação adequada pode ser melhor ainda, por isso recomendamos que conheça os Cursos a Distância do CPT na área Jardinagem e Paisagismo, eles poderão ser de grande ajuda.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Neivaldo

1 de jan. de 2017

Quero abrir uma loja , vender plantas e flores

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de jan. de 2017

Olá Neivaldo,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

jovencio gaby

23 de out. de 2016

Obrigado pela informação, eu tenho um pequeno viveiro de encyphartos mas os compradores q na sua maioria são indonésios. Mas agora eles já não vem e o que eu estou precisando eh compradores deste especie de plantas e se conseguir entrar em contacto por favor.....moçambique

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de out. de 2016

Olá Jovencio,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Talvez seria interessante, anunciar em lojas agricolas, ou até mesmo na internet.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

joseilson alves de lima

3 de mai. de 2014

Motivo do contato informação sobre o curso plantas e flores

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de mai. de 2014

Olá, Zoseilson!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre os Cursos.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Alvanir Lima

28 de set. de 2013

Olá, gostaria de informações sobre o cultivo de lavanda para produção de óleo essencial e se tem vídeo/curso sobre, e o mesmo sobre a produção de óleo. Antecipadamente agradeço.

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de out. de 2013

Olá, Alvanir!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

A lavanda apresenta longos caules e minúsculas flores de tonalidade roxo-azulada que são cobertas de filamentos em forma de estrela. Suas folhas são finas com tonalidade cinza-esverdeada.

O óleo é substraído das extremidades com flores, através da destilação a vapor ou solvente.

Apresenta em sua composição borneol, geraniol, lavandulol, linalol, acetato geranílico, acetato de lavandulil, acetato de linalil, cineol, cariofileno, limoneno e pineno.

Apresenta propriedades analgésicas, anticonvulsivo, antidepressivo, antiinflamatório, anti-reumáticos, anti-sépticos, antiespasmódicos, antivirais, bactericidas, carminativos, calogogos, cicatrizantes, revigorantes, citofiláticos, descongestionantes, desodorizantes, dexintoxicantes, diuréticos, emenagogos, fungicidas, hipotensores, nervinos, fortificantes, sedativos, esplenáticos, sudoríferos e vulnerários. Pode ser utilziado puro sobre a pele.

Pode ser misturado com louro, bergamota, camomila, citronela, escleréia, gerânio, jasmim, limao, mandarina, nos-moscada, laranja, patchuli, pinho, tomilho e alecrim.

Para mais informações sobre o óleo essencial de lavanda conheça o Curso CPT Produção de Óleos Essenciais.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

sonia maria de souza

2 de set. de 2013

bom, mas gostaria de informações técnicas sobre viveiro , dessas plantas sobre plantio palmeira rafia como se faz todo o processo. obrigada

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de set. de 2013

Olá, Sônia Maria!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

A palmeira rafia, pode ser cultivada em canteiros, e em locais mais sombreados onde formará grande touceira.

Também pode ser cultivada em vasos, desde que sejam largos. Para cultivá-la em vasos, coloque no fundo deste brita ou pedriscos e areia, para garantir a drenagem. Use substrato de composto orgânico com adubo NPK cerca de 100 gramas/vaso, misturando ao composto.Regue após o plantio.

Em locais com ar condicionado ou que tenham ambiente muito seco, esta planta costuma apresentar a ponta das folhas queimadas. Para evitar isto, use água limpa num pequeno aspersor e borrife uma vez por semana. Mantenha o substrato com alguma umidade, mas evite encharcamentos.

Uma vez por ano use adubo granulado, com a seguinte formulação 10-10-10, cerca de 1 colher de sopa para 1 litro de água, misturando e regando o substrato com a metade desta medida. Isto garantirá que permaneça com as folhas bonitas.

Propagação:

Será preciso dispor das plantas femininas e masculinas, onde a planta de flores femininas produzirá os frutinhos, que deverão ser colhidos e semeados em recipientes com substrato úmido, que pode ser vermiculita ou terra comum com areia.

Manter longe do sol até que comece a se desenvolver, levando para local sombreado e ventilado, transplantando para sacos de cultivo

(Fonte: Faz Fácil)

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

marta coutinho

26 de jun. de 2013

interessante

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de jun. de 2013

Olá, Marta!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

jose carlos

9 de abr. de 2013

Gostei muito desse projeto. Gostaria de mais informações sobre as melhores mudas, forma de manuseio, tipos de adubos e irrigações. Quero montar meu viveiro de forma correta. Obrigado.

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de abr. de 2013

Olá, José Carlos!

Agradecemos sua visita e seu comentário em nosso site.

Um viveiro de plantas necessita das condições ideais para o desenvolvimento das mudas, destacando-se a umidade, a irrigação, a luminosidade, a temperatura, o tipo de solo, a adubação, os tipos de recipientes, a proteção contra o vento e chuvas, o controle de pragas e ervas daninhas, e principalmente, o pessoal especializado no ramo. Para um desenvolvimento sadio da muda no viveiro, cada tipo de planta exige condições diferenciadas de produção e cultivo.

Um fator importantíssimo é a água. Essa deve ser abundante e de boa qualidade, de preferência natural. Córregos e nascentes são ideais. Essa água poderá ser bombeada e não pode faltar de jeito nenhum, com riscos de perda de todo o investimento.

Um viveiro de plantas ornamentais deverá possuir, pelo menos, quatro áreas para a produção: de semeio, de enraizamento, de estoque e de espera. Dependendo do grau de organização e do objetivo, pode-se ter, ainda, uma quinta que seria para exposição e comercialização.

Recomendamos, para melhor qualidade das plantas, o uso de compostagem ou a produção de húmus de minhoca. A compostagem é um processo em que materiais orgânicos como restos vegetais, lixo orgânico etc., são cobertos e misturados cm terra produzindo um substrato de boa qualidade; húmus de minhoca é o produto resultante do esterco passado pelo trato digestivo das minhocas.

Para saber mais sobre a produção de mudas, conheça o curso Produção de Mudas Ornamentais, Produzido pelo CPT.

Atenciosamente,

Natália Parzanini Brum

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?