WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Para as gestantes acima do peso, é melhor fazer dieta a exercícios

Pesquisa britânica recomenda uma alimentação balanceada para que as grávidas não adquiram sobrepeso

 

Segundo pesquisa, fazer uma dieta balanceada e saudável é mais importante para a gestação do que exercícios físicos. Foto: Deviantart.

Um dos maiores problemas para as gestantes é o sobrepeso. Segundo estimativas, 20% a 40% das mulheres engordam mais do que o recomendado na Europa e nos Estados Unidos. O quadro pode trazer sérios riscos para a mãe e o bebê, provocando diabetes, pressão alta, parto prematuro e diversas doenças.

Para evitar o sobrepeso na gravidez, um estudo publicado no British Medical Journal recomenda que as mulheres adotem uma dieta especial para não engordarem além do necessário. A pesquisa foi realizada a partir da análise de 44 estudos anteriores, com dados de 7 mil mulheres.

Até o momento, a recomendação do sistema de saúde britânico era para as gestantes não fazerem dietas, pois se achava que poderia prejudicar o bebê. No entanto, de acordo com o estudo, o peso da criança não é afetado pela dieta, que é necessária para que a mãe não desenvolva problemas que podem ser maléficos aos dois.

Os pesquisadores compararam mulheres que fizeram apenas exercícios físicos com outras que adotaram uma dieta balanceada e um terceiro grupo de gestantes que adotaram as duas coisas. Eles verificaram quanto cada uma ganhou de peso e se as grávidas tiveram algum tipo de complicação.

Todas conseguiram se manter com um peso adequado, mas o grupo que obteve melhores resultados foi o das que adotaram uma dieta com restrição calórica e balanceada, com o consumo de muitas frutas, verduras e cereais integrais. Elas ganharam em média 4kg a menos do que o grupo de controle, contra 1kg das que adotaram dieta e exercícios e 0,7kg das que fizeram apenas exercícios.

A pesquisadora Janine Stockdale, da Royal College of Midwives, ressaltou que a recomendação dos pesquisadores não deve ser confundida, pois as mulheres não devem perder peso, e sim não engordar demais. Alguns especialistas analisaram os resultados da pesquisa na mesma revista, e destacaram que ainda é cedo para mudar as recomendações atuais.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

elizabeth

28 de ago. de 2013

Exercícios para gestantes

Resposta do Portal Cursos CPT

30 de ago. de 2013

Olá, Elizabeth!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

A prática de exercício físico é recomendada para todas as gestantes, pois há benefícios tanto para mulher quanto para o bebê.

Dentre eles, está a diminuição das complicações obstétricas, maior controle do ganho de peso da mãe, melhora no condicionamento físico, atuação no estado psicológico e social, e diminuição da depressão e do estresse.

Algumas atividades físicas indicadas: ioga, caminhadas, hidroginástica e exercícios de relaxamento.

Os exercícios de relaxamento, devem ser feitos com calma; sem pressas; sem forçar o movimento. Se possível, faça esses exercícios todos os dias. São para o seu bem-estar e o de seu bebê.

Aproveite este momento para ficar com seu filho, converse com ele, sinta a presença dele dentro de você e envolva-o com todo o seu amor. Faça-o sobre um cobertor ou toalha sobre o chão, com uma roupa confortável, sem apertar a barriga.

Para mais informações, consulte o Curso CPT Da Gestação ao Nascimento do Bebê.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?