A algumas semanas da páscoa, os supermercados e chocolatarias estão com as prateleiras enfeitadas e recheadas de chocolates, só esperando os consumidores. E os comerciantes podem se alegrar. De acordo com a Abras – Associação Brasileira de Supermercados, as vendas devem registrar um crescimento de 10,6%.
Esse período corresponde ao segundo melhor para o setor comercial. Para se ter uma ideia, segundo a Associação, todos os produtos pesquisados tiveram aumento no número de pedidos. O principal destaque é o bacalhau, com demanda 11,8% maior que no último ano, seguido por peixes em geral, e os ovos de páscoa, com elevação de 9,7%.
A indústria de chocolates aposta em inovações para conquistar os consumidores. Algumas empresas renovaram cerca de 80% dos seus produtos. Os chocolates artesanais também são muito procurados por aquelas pessoas que desejam oferecer um presente diferenciado e, até mesmo, personalizado.
A professora Cecília Corrêa, no curso Como Montar e Operar uma Pequena Fábrica de Chocolate, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, lembra que “o chocolate artesanal pode apresentar-se de diversas maneiras: em embalagens sofisticadas; feito sob encomenda para lojas, festa e comemorações; ou em produtos como ovos de páscoa, visando atender uma demanda específica”.
As vendas devem ser impulsionadas pela época, uma vez que, no outono, com as temperaturas mais amenas, a exposição dos produtos é favorecida, assim como o consumo do chocolate. Outro fator de influência é o mês, pois em abril já acabaram as despesas com os impostos comuns ao início do ano.
Por: Clara Peron.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.