WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Os benefícios da shantala

Massagem de origem indiana estreita a relação entre a mãe e o bebê

 

 A shantala relaxa e evita cólicas e outras doenças. Foto: reprodução/Mundo das Tribos.

Diversas pesquisas destacam os benefícios da shantala para os bebês. A massagem especial para os pequenos é originária da Índia. Foi descoberta pelo médico francês Frédérick Leboyer, no início do século XX, em uma viagem pelo país. Ele viu uma mulher paraplégica em uma calçada massageando um bebê. O nome dela era Shantala e vivia em uma associação de caridade em Calcutá.

Durante dias, Leboyer acompanhou Shantala e aprendeu como se realiza os movimentos. O médico ficou encantado com a relação de amor e cumplicidade existente entre mãe e filho. Leboyer foi o grande responsável por trazer e divulgar a massagem no Ocidente. Desde então, ela vem sendo usada por mães no mundo todo.

As vantagens da shantala são muitas. Podem variar de um bebê para outro, contudo, de um modo geral, eles ficam mais calmos, dormem melhor e sofrem menos com cólicas, indigestão e outros problemas. Ela estreita bastante os laços afetivos entre a mãe e o filho. Além disso, a mãe aprende a lidar melhor com a criança, adquirindo maior confiança.

Aprenda a se preparar

A shantala precisa virar uma rotina, mas não de modo massante. Por isso, o ideal é que seja praticada diariamente, no horário que for mais apropriado para a mãe e o bebê. A mãe não pode estar estressada ou preocupada com alguma coisa. É preciso reservar um tempo exclusivo para lidar com o bebê.

O bebê precisa estar calmo, sem chorar, sem fome ou sono. Também não é recomendado que se inicie a massagem logo depois da mamada. Deve-se esperar no mínimo meia hora até começar, pois ele pode regurgitar. A shantala deve ser suspensa se o bebê estiver gripado, com febre ou outro sintoma.

Pode ser usado algum óleo especial para bebês. Porém, é preciso ficar atento a algum sinal de alergia ou brotoejas. Neste caso, é melhor suspender a massagem até que o bebê fique bem. Como ele estará sem as roupas, é bom ficar atento para o ambiente, não pode estar muito frio para que a criança não se resfrie.

É bom colocar uma música para relaxar, mas o ideal é que o ambiente esteja silencioso. O toque precisa ser firme e confortável, tanto para a mãe quanto para o bebê. Também é recomendado que se coloque uma almofada embaixo do bebê para acomodá-lo melhor.

Apesar de originalmente a shantala ser feita pelas mães em bebês, ela também pode ser feita pelos pais ou outras pessoas próximas e em crianças maiores, de até 9 anos.

Por: Maria Clara Corsino.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?