Tem sido cada vez mais difícil encontrar bons profissionais para as empresas. Muitas delas procuram a ajuda de headhunters, especialistas em encontrar profissionais que sejam adequados para o desempenho de uma função em uma determinada organização. Mas, como proceder se sua empresa não pode pagar por esse tipo de serviço?
A busca por bons candidatos pode ser complicada. Uma boa estratégia é buscar indicações dentro da própria empresa. Os funcionários podem indicar amigos e colegas que sejam adequados para a vaga. Isso não significa que eles serão escolhidos por causa da proximidade com alguém interno.
Mesmo com a indicação de alguém, será necessário analisar currículos, realizar testes de aptidão e entrevistas. No entanto, é bem mais fácil se a pessoa já foi indicada por alguém que conhece tanto o perfil da empresa quanto do profissional. Além disso, pesquisas demonstram que é mais comum um profissional permanecer em uma empresa se ele possui amigos dentro dela.
Outro meio importante é a divulgação da vaga na internet. Existem diversos sites especializados que oferecem esse serviço. Eles divulgam a vaga e recebem o cadastro de muitas pessoas que podem preencher a vaga em sua empresa. Os candidatos podem se cadastrar para ela, mas é importante sempre verificar os perfis.
As oportunidades também podem ser publicadas no site da empresa. Porém, essa estratégia só funciona se a organização possui uma boa imagem e reconhecimento no mercado. Caso contrário, não despertará o interesse das pessoas e as buscas não serão direcionadas. Ao publicar a oportunidade, deixe bastante claro quais são as necessidades e os pré-requisitos para que somente profissionais qualificados e interessados se inscrevam.
Além dos sites especializados e da página da empresa, as redes sociais podem ser um importante auxiliar. Nelas, é possível ver o perfil dos candidatos e obter informações mais subjetivas a respeito deles. Para isso, é importante ter um perfil profissional para que a própria empresa entre em contato com os candidatos. É preciso ter cuidado apenas para não ser invasivo. É melhor mandar mensagens privadas para não expor nem a empresa nem o funcionário em potencial.
Por: Maria Clara Corsino.
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