Pode-se dizer que 2011 foi o ano do agronegócio brasileiro. No total foram exportados US$ 94,59 bilhões, melhor resultado desde 1997, quando começou o registro dessa série histórica. Este valor supera em 24% o de 2010, quando foram comercializados US$ 76,4 bilhões em produtos agrícolas.
Os produtos que mais contribuíram com o sucesso do agronegócio brasileiro no mercado internacional foram a soja, o açúcar, as carnes (principalmente a de frango, que cresceu mais de 11% em 2011) e o café. Eles foram vendidos principalmente para a União Europeia, a China, os Estados Unidos, a Rússia e o Japão.
O valor das importações do setor também aumentou, atingindo US$ 17,08 bilhões, 28% maior que o de 2010. Desse modo, a balança comercial do agronegócio atingiu um superávit de US$ 77,51 bilhões, quase três vezes mais que o resultado da balança comercial total do Brasil, que foi de US$ 29, 8 bilhões.
Para o mestre em economia rural Alberto Martins Rezende, professor do curso Comercialização Agrícola, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, o agronegócio brasileiro tem potencial para crescer ainda mais, sobretudo se souber aproveitar as necessidades do mercado externo aliado ao crescimento do mercado interno.
Por: Maria Clara Corsino.
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