Uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostrou que apenas 46% dos micro e pequenos empresários acreditam que o uso de práticas sustentáveis pode gerar ganhos financeiros. A maioria deles, 79%, está consciente de que ações que visem a melhoria e a conservação do meio ambiente podem atrair mais clientes e 69% deles acreditam que elas transmitem uma boa imagem da empresa.
O presidente do Sebrae, Luiz Barreto, informou que a maioria das empresas entrevistadas declararam realizar ações como a coleta seletiva do lixo, o uso consciente e o reaproveitamento dos materiais, da água e da energia. Ele afirmou que, de acordo com os dados da pesquisa, mais de 80% dos empresários dizem que entendem a sustentabilidade como elemento global, que envolve questões econômicas, ambientais e sociais.
Para Luiz Barreto, investir em sustentabilidade significa agregar valor de mercado ao produto, aumentar a eficiência no modo de produção e ter a oportunidade de fidelizar os clientes. Foram entrevistados 3.912 empresários de várias regiões do país. O levantamento considerou as práticas realizadas dentro das empresas e os objetivos dos empresários ao adotá-las ou não.
Por: Maria Clara Corsino.
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