WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Macaúba gera renda para agricultores em MG

Fruta da palmeira é matéria-prima para a produção de biodiesel no estado

 

 A macaúba apresenta grande potencial para a produção de biodiesel.

A macaúba é uma palmeira nativa do Brasil, muito comum na floresta amazônica e nas áreas onde havia mata atlântica. Em Minas Gerais, ela está presente em todo o estado, sendo possível encontrá-la dando frutos no meio da mata, mesmo sem nenhum cuidado. Quando adubada e com água na quantidade certa, a planta apresenta uma boa produtividade.

Pensando em aproveitar todo o potencial da macaúba, agricultores da zona da mata mineira estão investindo no cultivo da palmeira. O produto possui grande utilização no mercado, gerando diversos subprodutos, entre eles o biodiesel. Uma usina europeia já se instalou na região e deve processar toda a produção dessa safra.

Em apenas uma propriedade foram plantadas quase seis mil mudas em dois hectares. A maioria delas foi doada pelo Projeto Pró-Macaúba, iniciativa do governo do estado para incentivar a produção da palmeira para a produção de biodiesel. Segundo o gerente da fazenda, Ângelo de Carvalho, o clima e o solo da região são propícios, e o gasto com adubos é pequeno. Assim, ele pretende aumentar a área de cultivo para 50 hectares.

O coco da macaúba é o principal produto da palmeira, sendo usado para a produção do biodiesel. O óleo extraído da polpa é processado e transformado em biocombustível. Mil quilos do fruto rendem cerca de 182kg de óleo para a produção do biodiesel. Um hectare de macaúba pode produzir até 4 toneladas de óleo para o combustível, além de derivados como sabão, ração animal e carvão vegetal.

Por: Maria Clara Corsino.

Fonte: Globo Rural.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?