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Oferecer cursos e palestras on-line pode ajudar a aumentar as vendas pela internet

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As vendas pela internet cresceram 40% em 2010, segundo a E-bit, empresa de monitoramento de comércio eletrônico. Isso representa um total de mais de 14,8 milhões de reais. Assim, não dá para ficar de fora do meio eletrônico, tanto para divulgar produtos, quanto para vendê-los.

Em meio a esse crescimento, desenvolver técnicas para se destacar das demais empresas é essencial. E apresentar os produtos aos clientes tem sido um desafio. Em alguns casos, eles procuram conhecer o produto em uma loja convencional, e depois realizam a compra pela internet, pois alguns sites não conseguem responder à todas as dúvidas dos consumidores.

Alguns consumidores precisam conversar com um vendedor, ver uma demonstração, assistir um vídeo ou apenas tocar no que vão comprar. Para que um cliente seu não fuja para a loja mais próxima, uma dica é criar todos os meios de informação dentro do seu site. Considerando que atualmente a internet aceita qualquer formato, inclusive alguns bem particulares, aproveite esse potencial para gerar vídeos, blogs, palestras, e uma infinidade de coisas oferecidas no mundo digital.

Não é preciso nenhum equipamento ou estúdio de última geração para um vídeo. Vale a pena investir em uma câmera e em alguns acessórios para montar  a apresentação de um objeto. Nos Estados Unidos,  a venda de produtos com um vídeo relacionado são 35% maiores do que os que não têm.

Para quem prefere ler, uma opção é oferecer um blog com textos sobre os produtos. Solte toda a sua criatividade para deixar o cliente mais seguro em relação ao que ele deseja comprar. Caso sua empresa seja grande e diversificada, os blogs podem ser criados de acordo com cada setor. Desse modo, você direciona a busca dos compradores para uma área específica. Eles próprios podem ser convidados a gerar conteúdo, com depoimentos, dicas e experiências pessoais.

Outra dica é oferecer palestras on-line e regulares sobre os produtos ou áreas determinadas. Elas podem ser ao vivo ou disponibilizadas. É possível demonstrar como usar um produto, as vantagens de tê-lo, retirar dúvidas, e derrubar mitos a respeito do que é oferecido pelo site. O mais importante é manter diálogo constante e encurtar o espaço entre a empresa e o cliente, já que essa é a principal vantagem do comércio eletrônico.

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Por: Maria Clara Corsino.

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