WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Irrigação do jardim mantém a beleza das plantas o ano todo

É necessário aliar técnicas de paisagismo à aplicação adequada da água

Irrigação de jardins

O jardim  é um ambiente que embeleza e valoriza imóveis, além de proporcionar um espaço para relaxamento e contemplação da natureza. Por isso, deve apresentar características que sejam agradáveis aos olhos e que, ao mesmo tempo, realcem e complementem a beleza do local.

Para que isso seja possível, a implantação de um jardim não pode ser realizada de qualquer forma. Ela envolve um planejamento baseado em conhecimentos de técnicas de paisagismo e frequente manutenção, com cuidados especiais.

A aplicação adequada de água é um fator de extrema importância na conservação dos jardins. Conduzir a irrigação de forma eficiente significa fornecer volume de água correspondente, ou o mais próximo possível, das exigências hídricas das plantas e flores. Embora pareça uma atividade fácil, deve ser desenvolvida com todo o critério.

Os professores Dr. Márcio Mote e Dr. Rubens de Oliveira, no Curso a Distância Irrigação em Pequenas e Médias Propriedades do CPT, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, afirma  que “a aplicação de um volume de água superior à quantidade necessária, além de prejudicar as plantas, provoca desperdício, resultando em perda de dinheiro. Um volume de água inferior, impede que elas extraiam a dimensão necessária de água no solo, ficando estressadas, o que prejudica o desenvolvimento e a aparência das mesmas”.

Desuniformidade de aplicação de água no solo significa que, em alguns pontos, o solo receberá mais água, e outros menos. Nesse caso, as consequências indesejáveis citadas anteriormente se somam à aparência final. “Uma forma de se verificar, diretamente nas plantas, a desuniformidade de aplicação de água, é observando se há algumas partes do jardim com manchas bem verdes e outras partes com manchas amareladas”, acrescenta o professor, especialista em irrigação de áreas de paisagismo.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Clelia Maria Scatena

28 de ago. de 2013

Solicito mais informações e valores sobre o curso de Irrigação de Jardins e Campos Esportivos,

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de ago. de 2013

Olá, Clélia!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações sobre o Curso CPT.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Paulo Candido da Silva

5 de out. de 2012

Boa noite! Tenho uma chácara e preciso fazer irrigação para manter as plantas saudáveis todas as estações do ano. Qual curso vcs tem para implantação de sistema de irrigação e preço? Obrigado Paulo

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de out. de 2012

Olá, Paulo!

Nossas consultotas entrarão em contato para mais informações sobre os Curso da Área Irrigação.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Diulha Francy

5 de set. de 2012

Olá!! Meu marido gostaria de saber o nome desse acessório pra jardim e se eu consigo encontrá-lo em Brasília e aonde eu encontro!! Desde já muito obrigado!

Resposta do Portal Cursos CPT

27 de set. de 2012

Olá Diulha,

Agradecemos pela sua visita e comentário em nosso site.

Sua dúvida serviu como base para o desenvolvimento de um de nossos conteúdos.

Um pouco mais sobre jardins

Para ler, clique aqui

Desejamos sucesso em seu investimento.

Atenciosamente,

Natália Mayrink De Lazzari

cristina aparecida ferrante

30 de abr. de 2012

Nossa este tipo de irrigação é a que estou procurando. Adorei, muito inteligente este tipo de mangueiras. Eu sou de americana. Vocês recebem visitantes. Entrem em contato comigo. Muito obrigado.

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de mai. de 2012

Olá, Cristina!

Que bom que gostou da notícia "Irrigação de jardim mantém a beleza das plantas o ano todo"!

Nossas consultoras entrarão em contato com você para lhe fornecer mais informações sobre os Cursos CPT de Irrigação.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

cristina aparecida ferrante

29 de abr. de 2012

Gostaria de saber como funciona a irrigação de jardim, onde a mangueira é enterrada na terra e se os pontos de irrigação ficam por fora. Gostaria de saber se tem como o cano subir e descer quando ligo o automático. Fiico no aguardo. Cristina

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de jun. de 2012

Boa tarde, Cristina!

Os cuidados com a irrigação são essenciais para garantir o bem-estar e a boa aparência das plantas do jardim. A frequência e os horários da irrigação dependem de fatores como a espécie das flores e folhagens, a umidade do solo e as condições climáticas. Durante a primavera e o verão, recomenda-se que a irrigação seja feita duas vezes por dia, de manhãzinha e à tardinha, horários em que o sol está mais fraco. No outono basta uma vez ao dia. No inverno a irrigação pode ser feita uma ou duas vezes por semana. Lembre-se sempre de que água em excesso pode prejudicar as plantas, podendo encharcar a raiz e levá-las à morte.

Há uma infinidade de equipamentos para irrigação no mercado de jardinagem, cabe ao proprietário da casa escolher qual o mais adequado para o tamanho e a localização do seu jardim. Um dica é pedir orientação a um profissional de jardinagem ou paisagismo na hora de comprar o equipamento. O curso Planejamento, Implantação e Manutenção de Jardins, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, explica passo a passo como montar e manter um lindo jardim na sua casa. Não deixe de conferir as matérias: Jardim e paisagismo é combinação que aproxima o homem da natureza, Saiba como cuidar do seu jardim e Jardim japonês.

Para mais esclarecimentos, entre em contato conosco!

Camila Guimarães Ribeiro

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?