WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Investimento em certificação de cachaça

Produtores buscam melhorar a qualidade da bebida para ampliar o mercado

 

 A certificação atesta a qualidade e a pureza da cachaça.

A cachaça do Rio Grande do Norte é tida como uma das preferidas do Nordeste do Brasil. Como forma de ampliar o mercado e aumentar a qualidade da bebida, os produtores de cachaça artesanal de alambique do estado resolveram se adequar às normas exigidas para conseguirem a certificação.

Para isso, várias ações estão sendo desenvolvidas. Com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), seis engenhos, que representam oito marcas de cachaça e são atendidos pelo Projeto Agronegócio Potiguar, estão recebendo consultorias em gestão e sustentabilidade. Os institutos certificadores participam das consultorias.

A diretora do projeto, Honorina Eugênia, explica que as consultorias funcionam para preparar os produtores para receberem os selos de qualidade da cachaça e do processo produtivo. Segundo ela, não é suficiente adquirir as certificações, também é importante desenvolver estratégias para divulgar as marcas e a cachaça produzida no Rio Grande do Norte. Para ela, conseguir as certificações é uma resposta à demanda dos próprios consumidores, cada vez mais exigentes em relação à qualidade da bebida.

A certificação atesta a pureza da cachaça, que ela está livre de substâncias nocivas à saúde. Estas normalmente são oriundas de uma fabricação imprópria. O especialista em controle de qualidade, José Benício Paes, professor do curso Cachaça – Produção Artesanal de Qualidade, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, afirma que conhecer as técnicas e as tecnologias empregadas na produção é o primeiro passo para produzir uma boa cachaça.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?