WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Informações importantes para os empreendedores na hora de pedir crédito

Os empresários precisam se preparar para fazer um empréstimo, já que muita coisa não é informada pelo banco

 

 Os empreendedores precisam saber todas as informações antes de pedir um empréstimo. Foto: reprodução.

Muitas vezes, os empresários recorrem a empréstimos para acertar as contas ou para manter o capital de giro. Uma pesquisa da Mastercard revelou que 43% dos empreendedores prefere fazer o empréstimo diretamente com o gerente do banco. Essa situação envolve uma negociação onde quase sempre a vantagem pesa para o lado dos gerentes.

Como quem precisa do dinheiro é o empresário, quase sempre ele entra em desvantagem na negociação. Portanto, é preciso que o empreendedor conheça bastante as condições do empréstimo para haver um equilíbrio entre as duas partes. Ele também precisa mostrar que é do interesse do próprio banco realizar a transação, nem que para isso tenha que levar o gerente para conhecer a empresa.

O melhor momento para pedir um empréstimo é quando a empresa está bem. Um bom empresário, sobretudo os mais experientes, deve saber antever as necessidades da empresa para se antecipar às situações de baixa. Isto é importante porque o empreendedor precisa se mostrar confiante e se aproximar ao máximo do gerente para realizar a operação de modo equilibrado.

No entanto, ainda assim, muitas informações são suprimidas no momento da negociação, ou porque o gerente pressupõe que o empresário já tenha conhecimento sobre elas ou então por não ser do interesse dele que a outra parte saiba. Assim, é necessário que o empreendedor esteja preparado e saiba quais informações são importantes para realizar um negócio benéfico para ambas as partes.

Conheça os números de sua empresa: é o primeiro passo, pois só assim terá poder de barganha. Conheça o fluxo de caixa (inclusive o futuro, com os pagamentos que ainda serão feitos), o plano de negócio e o planejamento financeiro. Tudo isso será importante para mostrar as vantagens de o banco investir na empresa.

Pesquise as taxas dos bancos concorrentes: assim poderá comparar os juros com os do seu banco. Muitas vezes existem opções de crédito mais baratas, mas os empresários não têm acesso a elas por desconhecimento. É uma forma de poder negociar com o banco, já que o concorrente pode oferecer uma opção mais vantajosa.

Saiba se a taxa de juros não prejudica a rentabilidade: os juros são inerentes aos empréstimos, mas eles não podem comprometer os lucros da empresa. Portanto, cabe ao próprio empresário saber até qual valor os juros não prejudicarão o rendimento.

Renegocie dívidas antes de buscar um novo empréstimo: muitas vezes acontece do empresário precisar de outro empréstimo e ainda estar pagando as parcelas de outro. Antes de o banco saber do seu interesse em fazer um novo empréstimo, renegocie o pagamento do anterior. Se possível, tente adiantar o pagamento e conseguir descontos.

Faça muitas perguntas: não deixe de tirar dúvidas e até retirar o máximo de informações do gerente do banco. Depois da negociação, pode surgir alguma surpresa. Saiba sobre as condições de pagamento possíveis, os prazos e o volume das dívidas.

Saiba qual é realmente a necessidade da empresa: talvez o capital de giro não seja a necessidade daquele momento e sim adquirir um novo equipamento ou aumentar o estoque de mercadorias e matérias-primas. Antes de pedir um empréstimo, tenha certeza de onde ele será aplicado.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?