WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Hoje é dia da apicultura! Comemore!

A evolução da apicultura mostra a importância dessa atividade para a humanidade

Hoje é dia da apicultura! Comemore!

Hoje, 17 de outubro, comemoramos o dia da apicultura - atividade milenar em muitos países ao redor do mundo. Trata-se da criação racional de abelhas tanto para lazer como comercialização do mel e subprodutos. Desde a pré-história o homem criava abelhas para extração de mel. Inclusive a mitologia grega retrata um personagem que teria cultivado abelhas em carcaças de animais.

Arqueólogos italianos encontraram em Creta colmeias de barro datadas de 3400 a.C.. As escavações revelaram grande avanço da apicultura nesse período. Mas quem realizou os primeiros estudos quanto à criação de abelhas foi Aristóteles. Ele desenvolveu uma colmeia feita com ramos de árvores entrelaçados, mistura de barro e esterco de vaca, que até hoje é utilizada pelos macedônios.

Posteriormente, nas colmeias cilíndricas, foram encaixadas ripas de madeira, paralelas, com cera derretida na parte inferior. Nesse local, as abelhas construíam os favos - que podiam ser retirados para a extração do mel. Estes são considerados os primeiros favos móveis, que deram origem aos existentes na atualidade.

Com os avanços na apicultura, o apicultor passou a produzir mais e com qualidade. Segundo Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, professor do Curso a Distância CPT Planejamento e Implantação de Apiário, disponível , atualmente, um apiário rentável depende de vários fatores, dentre os quais se destacam o planejamento e a implantação.

A evolução da apicultura mostra a importância dessa atividade para a humanidade. Além de ser prazerosa, a criação de abelhas tornou-se um meio de produzir alimento saudável e rico em nutrientes para as pessoas, além de proporcionar renda para muitas famílias rurais. Por isso, vamos comemorar esse dia com alegria e satisfação! Feliz dia da apicultura!

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Uesb e Wikipédia.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Miquéias

23 de abr. de 2020

Quais épocas de produção de mel de abelhas.

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de abr. de 2020

Olá,Miquéias 

Como vai?

O CPT disponibiliza cursos na área em questão que irão auxiliar você!

Link: https://www.cpt.com.br/cursos-criacaodeabelhas

Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso.

Atenciosamente,
Erika Lopes

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?