WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Hoje é 22 de março - Dia Mundial da Água

Hoje, 22 de março, comemoramos o Dia Mundial da Água como forma de conscientizar e alertar a população global quanto à preservação desse precioso bem

Dia Mundial da Água

“Entre os diversos recursos que a natureza disponibiliza, a água é o mais essencial à vida do homem e de todas as espécies de plantas e animais que habitam as várias partes do nosso planeta - considerada um importante regulador do clima na Terra”, afirma Paulo Sant'Anna e Castro, professor do Curso a Distância CPT Recuperação e Conservação de Nascentes, disponível .

Água - patrimônio da humanidade

De acordo com a Declaração Universal dos Direitos da Água, a água é o principal patrimônio da humanidade. Todos, indiscriminadamente, somos responsáveis por cuidar desse precioso bem.  Sem esse recurso natural não poderíamos contemplar a evolução da agricultura, da pecuária e da civilização. Por tais motivos, o uso da água deve ser racional, consciente e responsável, para que nossas gerações futuras não sofram as consequências com o seu esgotamento ou a sua poluição.

Dia Mundial da Água – um alerta à população global
 
Não é coincidência que, hoje, 22 de março, comemoramos o Dia Mundial da Água. Trata-se de uma forma de conscientizar e alertar a população global quanto à preservação desse recurso vital a todos. Afinal, em muitas regiões, a água tem sofrido com o desperdício e a contaminação. É preciso um basta! As reservas disponíveis no planeta estão com seus dias contados! A vida na terra depende da preservação da água e do equilíbrio de seus ciclos!

Água potável – recurso mínimo e precioso

É importante lembrar que, embora o planeta seja constituído em sua maior parte por água, apenas uma mínima porção serve para consumo humano. Além disso, sua distribuição no globo terrestre não é harmoniosa – o que faz com que muitas regiões sofram com a falta desse precioso bem. Ainda assim, muitos não dão o devido valor à água e a desperdiçam ou poluem, o que a torna imprópria para o consumo.

Crianças morrem por falta de água potável

De acordo com dados da UNICEF, as atividades humanas impensadas promovem o esgotamento e a poluição da água potável. As projeções indicam que mais de 20% da população, em toda esfera mundial, não tem acesso à água limpa – muitas crianças (com idade abaixo de cinco anos) morrem diariamente por falta de água potável, higiene e saneamento básico. Não podemos deixar que isso aconteça!

Origem do Dia Mundial da Água

Data idealizada e instituída pela ONU - Organização das Nações Unidas, o dia 22 de março é celebrado todos os anos como o Dia Mundial da Água. Este tem como objetivo central a discussão de temas variados voltados ao uso racional da água e sua preservação. Atualmente, represas, rios e lagos têm sido contaminados pela ação do homem. O quanto antes, temos de agir em busca de soluções para esse grave problema.

Reutilizar a água da lavagem de roupas, reduzir o tempo no banho, não lançar dejetos em rios e mananciais, preservar a vegetação das nascentes - há uma gama enorme de medidas práticas para dar fim à deterioração e ao esgotamento da água.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Brasil Escola e Sua Pesquisa.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?