WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Floradas concentradas de café animam produtores para a safra 2013

Produtores acreditam que o florescimento uniforme dos cafezais deve ajudar na maturação e na colheita do fruto na próxima safra

 

 Florada uniforme costuma gerar grãos com mais qualidade e maduros ao mesmo tempo. Foto: reprodução.

Os cafeicultores ligados a diversas cooperativas de importantes regiões produtoras do café arábica estão animados com a florada uniforme nas plantações, ocorrida depois das chuvas no fim de setembro. O florescimento igual aponta para uma possível maturação e colheita também uniformes para a próxima safra, em 2013.

O presidente da Cooperativa Regional dos Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé), em Minas Gerais, Carlos Paulino, explicou em entrevista a Reuters que a florada é determinante para a qualidade do café. Isso porque, se o florescimento for desigual, durante a colheita serão colhidos frutos verdes junto com os maduros, o que prejudica a safra.

Segundo Carlos Paulino, não houve florada em agosto e setembro. Sendo assim, ela deve se concentrar em outubro. Com as chuvas do final de setembro, os pés de café já estão em estágio avançado para o florescimento.

O mesmo deve ocorrer na região Sudoeste de Minas. O diretor de operações da Cooperativa Regional de Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso (Cooparaíso), Rogério Araújo, afirmou que a qualidade do produto deve ser maior devido à florada uniforme. No entanto, ele destacou que somente a partir de novembro é que será possível fazer previsões sobre a colheita.

Já nos cafezais do Espírito Santo, cujo plantio dominante é da variedade robusta, a florada já aconteceu no fim de agosto e no início de setembro. O presidente da Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel da Palha – Cooabriel, Antônio Joaquim de Souza Neto, afirmou que os produtores ficaram muito satisfeitos com a florada, que pode significar bons resultados na safra.

Por: Maria Clara Corsino.

Fonte: Reuters.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?