WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Fertilização à base de Nim

Planta de origem indiana ajuda no controle biológico e na fertilização orgânica

 O nim é originário da Índia, mas é produzido com sucesso no Brasil. Foto: DeviantART.

O meio rural tem procurado soluções para aumentar e viabilizar a produção orgânica de alimentos, de modo a não agredir o meio ambiente. Diante dessa necessidade, algumas instituições, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), universidades e empresas privadas, estudam vários produtos capazes de fazer o controle de pragas e a fertilização orgânica.

Um deles é o nim (Azadirachta indica), de origem indiana, que ganha destaque por ser um modo seguro, econômico e eficiente para substituir defensivos agrícolas e adubos químicos. O princípio ativo do nim, encontrado em todas as partes da planta, repele insetos e parasitas, como nematoides, lagartas, carrapatos, percevejos, entre outros, além de fornecer nutrientes importantes para o crescimento das plantações.

Segundo dados da Embrapa, o Brasil é hoje o segundo maior produtor de nim, com seis milhões de árvores plantadas. O país possui potencial para, em pouco tempo, ultrapassar a produção da Índia, o maior produtor. A Preserva Mundi cultiva a planta e fabrica fertilizantes e repelentes à base do nim. A diretora geral da empresa, Romina Lindemann, explica que a ação do produto é seletiva, agindo apenas nos organismos que pretende destruir, não afetando a cultura ou os animais de pequeno porte.

Além disso, ela destaca que ele é uma ótima fonte de nitrogênio, potássio, fósforo, cálcio, magnésio e outros minerais. Ele é recomendado para diversas culturas, podendo ser usado no cultivo de grãos, hortaliças, cana-de-açúcar entre outros. Na Índia, ele ainda é usado na medicina alternativa e na indústria de cosméticos há mais de 4 mil anos.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?