Este ano, mais de 300 lojas aderiram à Black Friday. Por isto, os comerciantes estão bastante otimistas em relação aos lucros. A expectativa é de que o faturamento desta sexta-feira seja 50% maior do que o da data no ano passado. O otimismo se deve principalmente à adesão de diversas redes varejistas e franquias por todo o país.
Mas, enquanto nos Estados Unidos as pessoas lotam as lojas e até fazem filas para comprar com grandes descontos, por aqui, o maior faturamento esperado é nas lojas online. O comércio eletrônico faturou mais de R$ 100 milhões na Black Friday do ano passado, e a expectativa é de que este ano seja ainda melhor.
Em 2011, 43 milhões de pessoas compraram pela internet o que gerou um aumento significativo com publicidade da promoção para este ano. Apesar de o tradicional ser de um dia apenas de promoção, muitas lojas em 2011 estenderam suas ofertas tanto pela web quanto para as lojas físicas.
A Black Friday começou a valer na meia-noite de hoje. No entanto, algumas lojas seguiram a tendência norte-americana e começaram as promoções um pouco antes do horário, o que pode garantir novos lucros.
Nos Estados Unidos, a data já é fundamental para o comércio varejista no fim de ano. Em 2011, apenas no dia da Black Friday, o faturamento chegou a US$ 816 milhões somando-se os resultados das lojas físicas e virtuais. O sucesso foi tão grande que, durante a promoção, alguns clientes chegam a disputar os produtos nas lojas.
Para os especialistas, esta é uma boa oportunidade para pequenos negócios divulgarem suas marcas e para produtos inovadores ganharem mercado. Os descontos são uma forma de conquistar os clientes e projetar a empresa.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.