WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Eucalipto se torna boa fonte de renda para produtores mineiros

Metade dos municípios de Minas cultivam eucalipto

 

 Cultivo de eucalipto se tornou opção lucrativa para os produtores mineiros.

Em todo o país, a área plantada com eucalipto cresce por ano cerca de 300 mil hectares. Só em Minas Gerais já são mais de 1,4 milhão de hectares plantados. A árvore é usada principalmente na construção civil mas também tem aplicações na indústria de móveis, papel, celulose e na siderurgia. O cultivo tem se tornado promissor pelo baixo custo de plantação e manutenção, e por ter saída garantida no mercado.

Em apenas uma fazenda mineira, no município de São Sebastião do Oeste, na região centro-oeste, foram plantados 1.400 hectares de eucalipto. Em algumas propriedades, o plantio é feito por meio da integração com a lavoura de milho e de forragens. Depois da lavoura do milho, são plantados eucalipto e braquiária. Assim, enquanto as árvores crescem, a área também serve como pastagem.

O doutor em produção vegetal Lino Roberto Ferreira, professor do Curso de Integração Lavoura, Pecuária e Eucalipto, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, explica que este sistema proporciona maior produtividade, rentabilidade e de uma maneira mais sustentável. Além disso, o custo para a implantação é bem menor, por aproveitar uma mesma área para diferentes culturas.

Outro fator importante para o sucesso do cultivo de eucalipto em Minas tem sido o aumento de renda para os trabalhadores rurais. Márcio Neves trabalhava na indústria têxtil e ganhava R$ 600. Recentemente conseguiu um emprego como operador de colheitadeira e passou a receber R$ 2.000 por mês.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?