WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Especialista mostra em 4 passos como mudar de carreira com segurança

Para recomeçar a vida profissional não basta jogar tudo para o alto. Quatro passos são fundamentais: autoconhecimento, planejamento, pesquisa minuciosa e autoavaliação

 

Homem avaliando a possibilidade de troca de carreira

 

A variedade de carreiras e negócios existentes hoje em dia faz com que muitos profissionais acabem desistindo da primeira escolha. Mas, para recomeçar e ter sucesso na nova trajetória, não basta jogar tudo para o alto. O educador e especialista em orientação profissional, Maurício Sampaio, afirma que quatro passos são fundamentais nessa trajetória: autoconhecimento, planejamento, pesquisa minuciosa e autoavaliação.

De acordo com Sampaio, ferramentas como teste vocacional e avaliação de perfil e potencial (assessment) ajudam, mas o primordial é identificar temas, áreas e atividades que encantam. “É preciso descobrir o que faz você se realizar, inclusive pessoalmente. É o que chamo de escolher a atmosfera correta.”

Responder perguntas como “em qual ambiente eu me sinto bem?”, “com quais tipos de pessoas eu gosto de estar?” e “quais são meus valores inegociáveis?” também ajudam. “Com isso claro, já se obtém uma direção”, explica.

O especialista ressalta a importância de prestar atenção nos detalhes. “Uma dica que eu mesmo segui no início da carreira é anotar num bloquinho de papel as situações que fizeram você feliz no dia. E os acontecimentos que te desagradaram também. Depois de um mês, analise tudo o que anotou. Você certamente vai se surpreender”, completa o autor dos livros “Escolha Certa”, “Influência Positiva - Pais & Filhos: construindo um futuro de sucesso” e “Coaching de Carreira”.

Sampaio também fala que o planejamento da transição de carreira tem grande relevância, principalmente o financeiro. “Faça um pé de meia para ter tranquilidade nesse período. Caso contrário, se o emprego ou negócio dos seus sonhos demorar a vingar, você pode desistir e aceitar qualquer outra coisa apenas para pagar as contas do dia”, afirma.

A pesquisa de campo é outro passo destacado pelo educador. “Pesquise se aquela área de atuação ou negócio que você mira realmente atenderá seus anseios, o que você busca para se realizar profissionalmente.”

“E se autoavalie constantemente para saber se o que você determinou como projeto de vida não está sendo desviado. Hoje as pessoas perdem facilmente o foco”, completa.

Com esses cuidados, Sampaio acredita que as chances de sucesso na escolha aumentarão consideravelmente. E, consequentemente, a realização pessoal. “Ser realizado profissionalmente é fundamental para uma vida bem vivida!”

Por Almir Rizzatto/RZT Comunicação.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?