WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Entenda por que algumas doenças atacam mais no inverno

Frio favorece o contágio de gripes, resfriados, alergias, sinusite, entre outras doenças respiratórias

 

 A gripe e outras doenças respiratórias podem ser agravadas com o frio. Foto: Deviantart.

O inverno ainda nem chegou e muita gente já reclama de gripe, resfriado, rinite, sinusite, alergias e outras doenças respiratórias. A queda na temperatura em quase todo o país deixou muita gente doente e postos de saúde e hospitais lotados. Não é por acaso que a incidência destas doenças, comuns o ano todo, aumenta nesta época. Portanto os cuidados devem ser redobrados.

Estas doenças normalmente são combatidas pelo próprio organismo e duram entre 5 a 7 dias ou até menos. No entanto, esse quadro pode perdurar e se agravar no inverno. Segundo os médicos, isto ocorre porque os cílios da mucosa do sistema respiratório ficam paralisados com o frio. Eles têm a função de impedir a entrada de agentes nocivos, como vírus, bactérias e ácaros.

Ao sinal de febre alta, muco esverdeado no ouvido, nariz e garganta, além da formação de bolhas de pus, deve-se procurar um médico. Isto indica que o corpo não conseguirá combater sozinho a doença. Os médicos alertam também para a auto-medicação, que pode ser bastante perigosa. Além de não resolver o problema, tomar o remédio errado pode selecionar os micro-organismos, tornando o corpo menos resistente à doença. Plantas medicinais e remédios homeopáticos podem ser usados como tratamento complementar.

Como evitar as doenças respiratórias


Cada uma tem um agente causador diferente, mas de modo geral os cuidados são os mesmos. Deve- se evitar locais fechados, escuros e sem ventilação, que são mais suscetíveis ao aparecimento de mofos, que provocam alergias. É importante também evitar sair no frio com o cabelo molhado. Ele facilita a perda de calor, o que dificulta o trabalho dos cílios nas mucosas.

Lave o nariz sempre com soro fisiológico ou água com sal à noite para retirar a poluição e evitar que invasores se alojem no organismo. Use um umidificador de ar ou coloque baldes de água pela casa para combater o tempo seco. Beba bastante água para evitar infecções.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?