WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Empresas resistem mais aos dois primeiros anos

Segundo estudo do Sebrae, as indústrias são as mais resistentes

 

Os resultados das PMEs nos dois primeiros anos precisam ser acompanhados bem de perto.

Em 2006, 73,1% das micro e pequenas empresas abertas no Brasil sobreviveram após os dois primeiros anos. O resultado é melhor que o do ano anterior, 2005, quando 71,95% das empresas sobreviveram. Estes dados são do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Foram ouvidos cerca de 500 mil empresários em 18 estados brasileiros.

Para o presidente do Sebrae, Luiz Barreto, os dois primeiros anos são um período crítico na vida das PMEs, pois é nele que os clientes são conquistados, fica-se conhecido e aprende-se a gerir melhor a empresa. Além disso, elas passam a reinvestir em si mesmas e adquirem experiências para lidar com as mais diferentes situações.

O Sebrae destaca que as melhorias na legislação voltada para as PMEs, a capacitação e o crescimento do mercado interno são as principais razões para esse efeito positivo. Mas acrescentaram que os empresários ainda cometem muitos erros no início, como misturar contas pessoais e da empresa. “Elas precisam apresentar ideias inovadoras, pois o mercado vai exigir competitividade”, acrescentou o presidente da instituição.

As indústrias são as que fecham menos, de acordo com a pesquisa (75,1%), seguidas do comércio (74,1%), serviços (71,7%) e construção civil (66,2%). O índice de sobrevivência das micro e pequenas empresas é maior que o de muitos países desenvolvidos, como Espanha (69%) e Holanda (50%). Aprenda a como manter sua empresa no curso Loja de Sucesso, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?