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Dicas sobre check-in e check-out

É preciso caprichar no atendimento

 

Tanto no check-in quanto no check-out, é necessário ser extremamente prestativo

Para realizar corretamente as atividades de check-in e check-out, o recepcionista precisa ter cuidado para não deixar passar os vários detalhes técnicos e comportamentais que já sabe. Tanto no check-in quanto no check-out, é necessário, por exemplo, ser extremamente prestativo, pois qualquer pequeno deslize pode influenciar a opinião do hóspede acerca do hotel.

Sendo assim, capriche no atendimento ao cliente, lembre-se da saudação, acompanhada do sorriso espontâneo e do olhar atencioso, eles são o primeiro passo da comunicação e não o último. No curso Treinamento em Reservas e Recepção, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, você receberá todas as instruções sobre as atividades de check-in e check-out. Caso você seja hoteleiro, invista em seus funcionários. Motive-os, ofereça periodicamente treinamento e reciclagem. Já se você quer trabalhar com recepção, não perca mais tempo, capacite-se, o mercado está a sua espera.

Seguem algumas dicas. Confira!

Check-in

– Deve haver um recepcionista, permanentemente, no balcão da recepção.
– Examine se já tem reserva. Se houver, confirme os dados com o hóspede (tipo de apartamento, número de pessoas, duração da hospedagem, forma de pagamento e observações).
– Solicite o “voucher” de reserva do hóspede, caso suas despesas devam ser pagas, parcial ou totalmente, por agências de viagens ou outras empresas. O voucher deve ficar em poder do hotel para que os serviços possam ser cobrados.

Check-out

– No caso de vários clientes requisitarem o check-out ao mesmo tempo, o recepcionista deve dar preferência aos mais idosos ou com mais urgência de saída.
– Se as despesas vierem a ser pagas por uma empresa, o cliente deverá assinar a fatura. Posteriormente, ela será encaminhada para cobrança junto à empresa.
– Quando se tratar de hóspede VIP, os procedimentos de check-out  podem ser feitos no próprio apartamento e com a presença do chefe da recepção. Para esse tipo de hóspede, é preciso garantir a qualidade e a rapidez em todo o atendimento.

Por Luci Silva

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