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Descubra se está preparado para uma franquia

Alguns pontos a se considerar antes de ser um franqueado

 

 Antes de pensar em como será o negócio, é bom analisar se ele vale a pena.

As franquias viraram febre, o negócio do momento. Existe uma para quase todos os tipos de produto, como óticas, lanchonetes, clínicas de estética, entre tantas outras. Para se tornar uma franquia, é importante ter um modelo inovador, um tipo de negócio que nunca foi feito, e principalmente que tenha dado certo.

No entanto, por já existirem tantos modelos, está ficando difícil criar um novo que dê certo. Só no ano passado foram criadas 185 redes, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Apesar de acenar com a proposta de abrir um negócio a partir de um exemplo de sucesso, o resultado de uma franquia nem sempre sai como esperado. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) dá dicas de como saber se você está preparado para abrir uma franquia e qual o melhor tipo.

Preparação: querer abrir uma franquia é o primeiro passo, mas é necessário mais do que isso. A primeira coisa a se pensar é se terá o capital para o investimento. Pesquise preços, tipos de franquia, se a escolhida tem a ver com suas expectativas e área de atuação, e não com um gosto pessoal. Além disso, é bom pensar no tempo disponível para cuidar do negócio e se vai ser preciso contratar um administrador.

Estudo de mercado: antes de abrir a franquia, analise a situação do mercado onde atuará. Para isso, faça uma pesquisa de mercado, converse bastante com as pessoas da cidade e outros empresários, inclusive com franqueados de outras marcas. Do mesmo modo, veja os resultados da franquia, de preferência em cidades com características semelhantes.

Concorrência x marca: não é porque em uma cidade não tem uma franquia da marca que você quer abrir que ela não enfrentará concorrência. Pode existir alguma empresa que ofereça o mesmo serviço por um preço menor e que já tenha conquistado o público local. A marca da franquia pode até pesar na escolha dos consumidores, mas isso é algo a ser muito bem estudado. É bom verificar se a franqueadora possui algum diferencial que valha a pena para os consumidores. Do contrário, é melhor que você pense em outro modelo de negócio.

Por: Maria Clara Corsino.

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