WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Demanda por biodiesel pode mais do que dobrar nos próximos anos

Governo pode aumentar a porcentagem de biodiesel misturado ao diesel comum

 

O aumento na demanda por biodiesel vai pedir o aumento de investimentos das empresas. Foto: reprodução.

A mudança no chamado “marco legal” do biocombustível pode aumentar a demanda por biodiesel em 130%. O pesquisador da Embrapa Soja, Décio Luiz Gazzoni, acredita que o governo federal pode elevar a mistura de biodiesel ao diesel comum, dobrando o percentual mínimo que hoje é de 5%.

O pesquisador afirmou que a medida deve estimular a produção de biocombustíveis e alterar significativamente a cadeia produtiva da soja, a principal matéria-prima hoje para a fabricação do biodiesel. Ao mesmo tempo, ele defendeu que sejam estimuladas outras matérias-primas, pois elas poderiam reduzir a capacidade ociosa das indústrias.

O técnico em planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Gesmar Santos, explicou que a maior dificuldade do ponto de vista produtivo é exatamente a falta de diversificação e o custo alto na obtenção dos óleos vegetais. Apesar de ser mais utilizada, representando 80% da produção nacional de biodiesel, a soja possui baixa produtividade (apenas 19% da massa original). Isso explica os impasses encontrados na dinamização do setor de biocombustíveis.

No Brasil, além do baixo aproveitamento da matéria-prima para a produção de biodiesel, ela está concentrada em apenas 4 estados. Goiás, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e São Paulo produziram juntos 5,86 bilhões de litros de biocombustível entre 2008 e 2011. Essa quantidade representa 82% de toda a produção nacional. De acordo com o Ipea, essa centralização decorre da própria concentração na produção das matérias-primas.

Por: Maria Clara Corsino.

Fonte: AgroDebate.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?