WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Curiosidades sobre o chocolate

Saiba um pouco da história dessa iguaria, de como ele é feito e de sua importância para a saúde

 

Especialistas consideram a combinação cacau, açúcar e leite existente no chocolate equilibrada. Foto: Stock.XCHNG

Você sabia que o chocolate já se chamou "theobroma"? Já ouviu dizer que os suíços foram os primeiros a fabricar o chocolate ao leite? Há muitos fatos interessantes a respeito desse alimento. Uma iguaria originária das Américas e que conquistou o mundo. Conheça melhor o chocolate. Saiba um pouco de sua história, de como é feito e de sua importância para a nossa saúde.

O alimento dos deuses

"Theobroma", a palavra grega que significa bebida dos deuses foi o primeiro nome dado ao chocolate. Já os povos primitivos do Golfo do México o chamavam de "tchocolatl" e são apontados pela maioria dos historiadores como os descobridores desse alimento. Mas, parece que a versão mexicana da receita não agradou plenamente os paladares dos colonizadores europeus, pois o "tchocolatl" tratava-se de uma bebida fria, gordurosa, amarga, que levava pimenta e outros temperos fortes.

Sendo assim, quando a novidade aportou no Velho Continente, os europeus acrescentaram açúcar e aroma da baunilha ao chocolate, e começaram a bebê-lo quente.

Do que é feito o chocolate

Há quatro tipos básicos. Todos levam açúcar, a maior porcentagem está no chocolate ao leite. Ele é composto principalmente de leite em pó ou condensado e massa de cacau, enquanto o branco é feito da manteiga de cacau. Já o amargo tem pouco ou nenhum açúcar e um alto teor de massa de cacau. Existe também o chocolate orgânico, sem agrotóxicos e com alto teor de massa de cacau.

Chocolates famosos

Embora os chocolates belgas e suíços sejam os mais apreciados e cobiçados, a matéria-prima desses produtos não é cultivada nesses países. O diferencial desses produtos está nos grãos, na tecnologia utilizada e na tradição, já que os suíços, por exemplo, são os criadores do chocolate ao leite. Essas características fazem com que fabriquem chocolates de excelente qualidade.

Benefícios para a saúde

Não é de hoje que os benefícios do chocolate são difundidos, mas alguns estudos não são conclusivos. Em relação à acne, por exemplo, alguns médicos afirmam não haver uma relação comprovada entre o surgimento desse problema na pele e o consumo do chocolate. Mesmo assim, existem orientações para evitá-lo, especialmente para aquelas pessoas que apresentam pele oleosa e com muitas espinhas.

Por outro lado, "muitos especialistas acreditam que o chocolate é o alimento com melhor balanceamento que existe devido à asssociação equilibrada entre cacau, leite e açúcar. Além disso, é considerado satisfatório do ponto de vista energético", informa o curso Como Fazer Ovos de Páscoa, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Confira mais curiosidades a respeito desse fascinante e delicioso alimento. Acesse e conheça os Cursos CPT!

Por Luci Silva


Leia mais

O chocolate que emagrece

Faça bombons e trufas para a Páscoa

Como fazer ovos de Páscoa

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?