WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cultivo de eucalipto é lucro da raiz às folhas

O eucalipto é uma excelente fonte para produção de papel e celulose que traz muitos ganhos

 

Do eucalipto aproveita-se tronco, folhas e cascas para os mais diversos usos.

 

O cultivo de eucalipto pode ser considerado de múltiplo uso, seja em relação à madeira produzida, seja quanto os demais produtos advindos de suas flores, folhas e casca. A madeira serve para as mais diferentes utilidades, tanto na forma sólida, como para matéria-prima de outros materiais.

A espécie, que se destaca pelo rápido crescimento, é utilizada para confecção de dormentes, estacarias, postes, construções civis e assoalhos. Além de fornecer madeira com boa qualidade, a casca dos eucaliptos pode ser aproveitada na indústria do couro e na produção de adesivos de excelentes propriedades.

As folhas contêm quantidade notável de óleos essenciais, com numerosas aplicações na indústria. Há ainda possibilidade de uso das flores do eucalipto, que são consideradas um dos melhores e mais abundantes pastos para abelhas, na produção de mel de excelente qualidade. Essas são produzidas todo o ano, o que diferencia o eucalipto de todas as outras plantas.

Para o professor Haroldo Nogueira de Paiva, no curso Cultivo de Eucalipto em Pequenas Propriedades, “face ao grande avanço das práticas silviculturais, manejo, e, principalmente, devido ao melhoramento genético das espécies, hoje é possível a obtenção de taxas de crescimento do eucalipto próximas dos 100 m³/ha/ano, em plantios comerciais. Atualmente, o gênero Eucalyptus conta com mais de 600 espécies, além de um número relativamente grande de variedades”.

O pequeno e médio produtor rural pode produzir lenha, carvão, mourão de cerca e postes de rede elétrica. Aqueles que cultivam em larga escala, tem a oportunidade fornecer madeiras para papel e celulose às indústrias do ramo florestal e carvão para a siderurgia nacional.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Edmilson Vasconcelos

12 de out. de 2021

Como cultivar o eucalipto

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de dez. de 2021

Olá, Edmilson! Como vai? 

Agradecemos sua visita ao nosso site! 

Segue algumas dicas retiradas do portal G1 de como cultivar eucalipto: ter local para plantação, preparar o solo, escolher a melhor espécie para sua região, plantar as mudas com espaçamento e na estação chuvosa. 

Mas, recomendamos que procure um técnico do órgão florestal ou ambiental de sua cidade ou região, para obter orientação adequados de plantio.

Para mais informações sobre o plantio correto do eucalipto o CPT - Centro de Produções Técnicas, possui o Curso CPT Cultivo de Eucalipto em Pequenas Propriedade que poderá lhe auxiliar.

Atenciosamente, 

Lorena Tolomelli. 

Marise aparecida

15 de set. de 2021

Tem informações de compradores de folhas de eucalipto cheiroso ?

Resposta do Portal Cursos CPT

15 de set. de 2021

Olá, Marise! Como vai?

Fico feliz com sua visita!

O CPT trabalha com a produção e comercialização de cursos de capacitação à distância, onde o aluno tem a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e enriquecer sua grade curricular.

No momento não trabalhamos com indicações de fornecedores.

Forte abraço!

Marcela Teixeira.

vinnicius

25 de mai. de 2017

Tudo bem? Eu queria saber se tem algum tipo de toxina na folha do eucalipto para ver se eu posso usar para fazer o controle das plantas invasoras

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de mai. de 2017

Olá Vinicius,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

antonio hersan

22 de set. de 2016

Bom dia, terei no mês que vem uma quantidade considerável de tocos/raízes de eucalipto, alguma sugestão do que faço com elas ou como comercializar isso?

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de set. de 2016

Olá Antônio,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Os tocos e raízes de eucalipto podem ser utilizados para produção de energia, a partir de sua biomassa. Também, podem ser feitos objetos de decoração com eles. 

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

José Geraldo de Medeiros

19 de jan. de 2014

Trabalho em uma fazenda de eucaliptos. Gostaria de saber o que fazer com galhos e folhas que ficam no pasto após o corte.

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de jan. de 2014

Olá, José Geraldo!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Com as folhas você pode fabricar os óleos essenciais que são divididos em óleos medicinais, óleos industriais e óleos para perfumaria.

Para mais informações recomendamos que converse com um engenheiro florestal em sua cidade ou região.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

katia felix boldieri

18 de set. de 2013

na verdade estou precisando de umas informações, tenho dois alqueires e gostaria de plantar eucalipto, mas não sei qual quantidade posso esta plantando nessa área. E qual será em media minha rentabilidade com esse produto. muito obrigada!!!!

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de set. de 2013

Olá, Kátia!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações recomendamos que procure um engenheiro florestal em sua cidade ou região.

Atenciosamente,

Ana carolina dos Santos

Marcos Antonio de Souza

22 de jul. de 2013

Sou Médico e pequeno pecuarista no estado de Sergipe. Gostaria de orientação quanto ao plantio, custos e comercialização do eucalipto em uma área de 50-60 há. Obrigado.

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de jul. de 2013

Olá, Marcos Antônio!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

O eucalipto é uma árvore que pode ser plantada na maior parte das áreas disponíveis em uma propriedade rural. Entretanto, determinadas áreas podem ser escolhidas de forma a atender o planejamento estratégico do empreendimento rural.

Por isto, recomendamos que procure um técnico do órgão florestal ou ambiental de sua cidade ou região, para obter orientação sobre os locais adequados de plantio.

Para mais informações sobre o plantio correto do eucalipto o CPT - Centro de Produções Técnicas, possui o Curso CPT Cultivo de Eucalipto em Pequenas Propriedade que poderá lhe auxiliar.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

wagner

10 de abr. de 2013

Olá, gostaria de saber como começar com dois alqueires de plantio de eucalipto, qual melhor espécie de se plantar. Sou meio leigo nesse assunto, qual será meu retorno em 10 anos. Abraço aguardo respostas via e-mail.

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de abr. de 2013

Olá, Wagner!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para que seja feita uma avaliação correta de sua propriedade recomendamos que procure um engenheiro florestal em sua cidade ou região, para que o mesmo possa verificar a melhor espécie, época de plantio, onde adquirir a mudas e viabilidade econômica do plantio.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Antônio neto

11 de fev. de 2013

Gostaria de saber mais sobre a importância do eucalipto principalmente na construção civil.Obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT

27 de fev. de 2013

Olá, Antônio!

Agradecemos sua viista e seu comentário em nosso site.

Como material de construção, a madeira do eucalipto oferece muitas vantagens, destacando-se como um dos poucos materiais renováveis, com baixa energia de processamento, fornece um isolamento térmico maior do que os metais ou o concreto, é relativamente fácil para trabalho, exigindo ferramentas simples,  apresentando alta durabilidade natural.

O eucalipto possui um grande potencial quanto ao suprimento de madeiras para os mais variados fins. A sua madeira se encontra em franca expansão no setor de construção civil e tem se tornado dominante no setor madeireiro.

Quanto à resistência mecânica, o gênero não apresenta nenhuma restrição, em função do número elevado de espécies. A madeira de E. grandis vem ganhando espaço no mercado de madeiras para construção civil, devido a sua grande disponibilidade.

As madeiras de eucalipto, provenientes de árvores de idade mais avançada, podeem substituir as madeiras nativas tradicionais na construção civil, em função da madeira estar madura e mais estável.

Em caso de dúvida, entre em contato conosco.

Atenciosamente,

Natália Parzanini Brum

Wanderley Bernardinelli

3 de jan. de 2013

Quero saber mais sobre plantio de eucalipto

Resposta do Portal Cursos CPT

7 de jan. de 2013

Olá, Wanderley!

 

Ficamos felizes por sua visita e comentário em nosso site.

 

A cultura do eucalipto, que é uma opção para atender à demanda de madeira, teve grande impulso nesses últimos 50 anos, graças à vasta rede experimental instalada por órgãos públicos e empresas particulares. Através desses estudos, têm-se conseguido, a cada ano, melhoria das técnicas silviculturaius e melhoria do material genético, proporcionando ganhos significativos de produtividade, que contribuíram a projeção mundial do Brasil no setor florestal.

 

O eucalipto pode ser plantado na maior parte das áreas disponíveis de uma propriedade. A maior parte das propriedades tem escolhida áreas menos nobres e pouco aptas para outras culturas e a pecuária. Se optar em fazer o plantio em áreas degradadas é recomendado fazer um bom preparo do solo, aliado ao manejo da fertilidade, para que o plantio se estabeleça, desenvolva e produza de forma econômica.

 

Em relação a infrestrutura alguns aspectos devem ser levados em consideração, como o acesso. Sempre que possível deve-se escolher locais próximos a estradas, ou áreas em que seja possível, sem grande custos, abrir uma estrada com mínima condição de tráfego de caminhões ou tratores em carretas.

 

O eucalipto deve ser plantado durante a estação de chuvas, quando há água disponível no solo. A umidade é elemento fundamental para o estabelecimento e desenvolvimento da muda e também é na água que os minerais fertilizantes do solo e dos adubos se solubilizam e são absorvidos pelas raízes.

 

Em relação a área onde o eucalipto será plantado, deve ser realizado antes do plantio o controle de plantas que possam concorrer com as mudas em sua fase de estabelecimento, logo após o plantio.

 

Para mais informações sobre o cultivo de eucalipto o CPT – Centro de Produções Técnicas, possui o curso Cultivo de Eucalipto em Pequenas Propriedades.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?