WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Criação de papagaios, araras e maritacas - manejo reprodutivo, incubação e criação comercial

Os principais fatores para o sucesso da criação de papagaios, araras e maritacas são o manejo reprodutivo adequado, a intensiva incubação de ovos e a criação artificial de filhotes

Papagaios, araras e maritacas, também conhecidos como aves do bico torto, despertam grande interesse nas pessoas

Papagaios, araras e maritacas, também conhecidos como aves do bico torto, despertam grande interesse nas pessoas. Foto: Reprodução

Os papagaios, araras e maritacas, conhecidos popularmente como aves de bico torto, são os principais representantes da família dos psitacídeos Sul-Americanos, com cerca de 65 espécies. Eles sempre despertaram e despertam um enorme interesse nas pessoas, o que acaba incentivando a criação comercial, que é tida como uma das soluções para a preservação dessas espécies.

Quando criados comercialmente, fatores relacionados ao manejo, como é caso da nutrição e instalações apropriadas,  devem ser levados em consideração, pois são essenciais para a manutenção da saúde e procriação das espécies. Sendo assim, para que os psitacídeos não sejam levados a uma lenta debilitação, é preciso que haja o fornecimento de uma alimentação adequada. No que se refere às instalações, se elas não forem apropriadas e com boa higiene, as aves podem sofrer uma diminuição da taxa de reprodução.

Por falar em reprodução, segundo os coordenadores do curso Criação Comercial de Papagaios, Araras e Maritacas, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, para que o criador tenha sucesso com a reprodução dentro do criatório, além da necessidade de uma instalação adequada, é preciso que haja um constante monitoramento dos casais e filhotes.

Manejo reprodutivo

A fim de realizar um manejo reprodutivo eficiente, os criadores devem saber exatamente quando um par começou a manifestar atividade reprodutiva, além de quando foi colocado o primeiro ovo, o dia de nascimento dos filhotes e qual a capacidade reprodutiva de cada par. Uma vez iniciada a atividade reprodutiva, os ninhos de todas as aves devem ser constantemente inspecionados à procura de ovos. Depois da postura, passa-se à inspeção do desenvolvimento dos ovos e filhotes.

Se um casal não reproduz por dois anos, devem ser retirados das condições de criação e um especialista deve ser consultado

Se um casal não reproduz por dois anos, devem ser retirados das condições de criação e um especialista deve ser consultado. Foto: Reprodução


Vale ressaltar que um casal nunca deve permanecer por mais de dois anos nas mesmas condições se não houver reprodução. Nesses casos, aconselha-se ao criador procurar um especialista a fim de tentar identificar as causas da inatividade reprodutiva para tomar as medidas necessárias.

Incubação e criação artificial

O principal fator que leva um criatório a ter excelente índice de reprodução é a intensiva incubação de ovos e a criação artificial de filhotes. Dependendo da tecnologia empregada, um ovo fértil, retirado do ninho, possui 95% de probabilidade de vir a eclodir, além de uma maior chance de o filhote sobreviver.

Outro fator positivo quanto à criação artificial está relacionado ao aumento da produtividade dos casais. Em primeiro lugar, a retirada de um ovo leva a fêmea a colocar outro, excedendo em muito a quantidade colocada em situações normais. Em segundo lugar, após parar de botar, a fêmea volta a uma nova bateria de postura, o que não ocorreria se ela criasse seus filhotes, pois o ciclo seria mais duradouro.

Para maiores informações, consulte o curso Criação Comercial de Papagaios, Araras e Maritacas, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas. Confira!

 

 

Por: Beatriz Lázia

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Mathias galvez ramos

29 de abr. de 2021

Gostaria de saber se vcs tem periquito rico filhote e o valor?

Resposta do Portal Cursos CPT

30 de abr. de 2021

Olá, Mathias 

Como vai?

Agradecemos sua visita a nosso site!
O CPT trabalha com a produção e comercialização de cursos de capacitação a distância, onde o aluno tem a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e enriquecer sua grade curricular.

No momento não trabalhamos com indicações a vendas de animais.

Atenciosamente,

Erika

Osvaldo

10 de ago. de 2020

Comprar arara

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de ago. de 2020

Olá, Osvaldo!

Neste caso, você deve procurar lojistas e criadores que tenham autorização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e só comprar animais com registro e nota fiscal, de forma legalizada.

Atenciosamente,

Lidiane Lisboa

Marciel oliveira pereira

30 de mai. de 2020

Quero comprar arara.

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de jun. de 2020

Olá,Marciel

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

O CPT trabalha com a produção e comercialização de cursos de capacitação a distância, onde o aluno tem a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e enriquecer sua grade curricular.

No momento não trabalhamos com indicações de criadores.

Atenciosamente,

Erika Lopes

 

Sebastiana maria da silva

27 de jan. de 2019

Quero um filhote de maritaca tem?

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de jan. de 2019

Olá Sebastiana,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Não possuímos animais para venda.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Vivian Alessandra Gemelli Laborde

22 de jan. de 2018

Oi eu queria muito uma Arara Canindé será que o Ibama não doa dessas apreendidas?

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de jan. de 2018

Olá Vivian,

Recomendamos que entre em contato com o Ibama de sua região para mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Charla kamile martins dos santos

25 de jul. de 2016

Oi gostaria de saber como posso legalizar uma papagaia quais os documentos são necessário.

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de jul. de 2016

Olá Charla,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. O Ibama ressalta que a população só pode adquirir um papagaio - ou qualquer outro animal da fauna brasileira - de um criador comercial devidamente registrado no Ibama, exigindo a nota fiscal do bicho (documento que comprova a origem legal do animal). No site do Ibama (www.ibama.gov.br), no link fauna, você vai poder encontrar a lista de criadores comerciais autorizados.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Claudio Venicio Alves Dos Santos

10 de nov. de 2015

COMO EU FAÇO PARA CONSEGUI CRIAR UM PAPAGAIO POR DOAÇAO DO IBAMA

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de nov. de 2015

Olá, Claudio!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações sobre criação de papagaio cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Vicente

19 de abr. de 2013

Quero iniciar uma criação comercial, onde adquirir as espécies adequadas de fácil manejo e grande potencial produtivo.

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de abr. de 2013

Olá, Júnior!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Recomendamos que procure a Embrapa de sua cidade ou região para mais informações sobre criadores legalizados.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Christiano sales

29 de mar. de 2013

Gostaria de iniciar uma criação destes animais gostaria de auxilio para isso!!! Aguardo retorno de como proceder!

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de abr. de 2013

Olá, Christiano!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Em relação aos viveiros, eles devem ser construídos em conjuntos aéreos feitos com telas soldadas à prova de camundongos e pardais. Eles podem ter fundo de tela (viveiros aéreos) ou ir até o chãotendo o piso de cimento ou terra gramada.

Em sua grande maioria os viveiros são retangulares e colocados próximos uns dos outros; sendo que os lados anteriores (de frente para o tratador) e posteriores aos menores é o local onde devem ser colocados os ninhos, ficando do lado oposto do comedouros e bebedouros.

Em relação aos poleiros eles devem ser colocados na horizontal, tomando o cuidado para não escolher poleiros muitos grossos ou finos. A ave deve ser capaz de agarrá-los com firmeza, do contrário, pode não ter equilíbrio na hora do cruzamento.

Um papagaio deve ter sempre comida a sua disposição, variando os itens no minímo duas vezes ao dias. Frutas, legumes e verduras sao importantes porque possuem grande volume, com pouco conteúdo energético. Esses vegetais devem ser dados como complemento a uma alimentação básica composta de ração especial e sementes variadas (tanto leguminosas como cereais).

Para mais informações o CPT - Centro de Produções Técnicas, possui o curso Criação Comercial de Papagaios, Araras e Maritacas.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

 

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?