WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Criação de marrecos - fase inicial, fase de crescimento e fase final

A criação de marrecos é uma atividade simples e que pode ser desenvolvida em pequenos locais

Por ser uma atividade simples, a criação de marrecos não demanda muitos investimentos por parte do criador

Por ser uma atividade simples, a criação de marrecos não demanda muitos investimentos por parte do criador

A criação de marrecos é uma atividade fácil, tendo em vista que o marreco de Pequim, como é conhecido o marreco destinado à criação no Brasil, é uma ave de alta rusticidade, que apresenta rápido crescimento e produção de carne de ótima qualidade. O marreco de Pequim tem esse nome por ser originário de Pequim, na China. Chegou ao Brasil por volta da década de 50 e 60, tendo predominância na região Sul. Desde então, virou preferência entre os consumidores, principalmente por apresentar uma carne mais tenra, mais saborosa, de coloração mais amarelada e mais clara que a do pato de Moscou, por exemplo.

Criação

Quanto à forma de criação, ela pode ser feita em três fases: fase inicial (que vai do 1° dia de vida até aproximadamente o 21° dia); fase de crescimento (que vai do 21° dia até o 40° dia); e a fase final ou fase de engorda (que vai do 40° dia até o momento do abate). O abate normalmente é feito ao 50° dia, quando a ave apresenta em torno de 2,8 Kg. Uma modalidade de engorda bastante praticada pelos produtores de marreco é o consórcio, que pode ser feito entre marreco-arrozeira-peixe, marreco-peixe ou simplesmente marreco-arrozeira.

Além de ser uma ave rústica e de engorda rápida, como já citado, o marreco não necessita de instalações especiais para ser criado, sendo necessário apenas um local coberto para proteção da ração. Por ser uma criação simples, os comedouros utilizados também podem ser simples e de madeira, mas de forma que todas as aves possam se alimentar ao mesmo tempo para evitar a desuniformidade do plantel. Uma dica que está no curso Criação de Marrecos, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, é que se calcule a proporção de dois centímetros lineares de comedouro por marreco. Da mesma forma, deve-se levar em conta que o marreco não possui o inglúvio, sendo assim, a ingestão de ração é pequena e várias vezes ao dia, até que ele satisfaça sua alimentação necessária diária.

Fase inicial

Essa fase vai do primeiro dia de vida do marrequinho até o 21° dia. Esse período é dividido em duas etapas: a pré-criação (do 1° dia até o 7°) e o período restante (do 7° dia até o 21°). Vale ressaltar que os marrequinhos são muito sensíveis nos primeiros dias de vida, por isso há a necessidade de um local protegido nesse período, com fornecimento de calor às aves. Depois da primeira semana de vida, os marrequinhos podem ficar em um pátio ao ar livre, onde se habituarão com o clima.

Fase de crescimento

Na fase de crescimento, os marrecos podem ser criados ao ar livre

Na fase de crescimento, os marrecos podem ser criados ao ar livre

Nessa fase, não há necessidade de instalações adequadas, sendo necessário apenas que a ração oferecida aos marrecos tenha alguma proteção contra chuva, pois a ração molhada poderia fermentar e se deteriorar, causando problemas para a ave que a ingerisse.

Fase final

O abate dos marrecos é bastante simples. É importante lembrar que, ao abater o marreco em torno de 50 dias, com 2,8 Kg, a retirada das penas é mais fácil.

O CPT – Centro de Produções Técnicas conta com uma vasta área de cursos sobre avicultura. Confira!

 

 

Por: Beatriz Lázia

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

ALBERTO SIQUEIRA BRILHANTE

6 de set. de 2021

Quero fazer o curso,

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de set. de 2021

Olá, ALBERTO! Como vai?             

Como é bom saber que há pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!

Fico feliz com sua visita. Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada.

Forte abraço!       

Marcela Teixeira.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?