WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Criação de frango e galinha caipira - planejamento de produção e escolha das raças

Com planejamento e a escolha das raças mais adequadas, a criação de frango e galinha caipira apresenta excelentes resultados

A criação de frango e galinha caipira não requer tantos cuidados, é mais baratae gasta menos mão de obra

A criação de frango e galinha caipira não requer tantos cuidados, é mais barata e gasta menos mão de obra

A criação de frango e galinha caipira vem crescendo muito no país. Esse crescimento se deve ao fato da carne dessas aves ser mais firme e saborosa que a do frango e galinha de granja, de forma que aguça os paladares dos consumidores e, consequentemente, aumenta as vendas no mercado. Por isso, engana-se quem pensa que a criação de frango e galinha caipira possa ser uma atividade fadada ao prejuízo, uma vez que se trata de uma criação que não requer tantos cuidados, é mais barata e gasta menos mão de obra. Se bem planejada e administrada, com a utilização do manejo correto, a produção de carne e ovos caipiras alcança excelente lucratividade.

Planejamento de produção

O planejamento é um passo muito importante, visto que dele depende o sucesso ou o fracasso do avicultor. É recomendável que, se possível, o produtor procure uma assessoria técnica, principalmente, quando o objetivo é implantar uma criação que envolva disponibilização financeira. É sempre melhor planejar corretamente o que será feito e como será feito para que os erros e gastos inúteis sejam minimizados ou mesmo evitados.

No sistema de criação caipira, o criador pode contar com quatro opções de produção, são elas: a produção de ovos, produção de frangos de corte, produção de pintinhos de um dia ou produção de frangas de reposição. Sendo assim, ele deve estar ciente de qual será sua finalidade ao criar as aves, mas nada impede que opte por fazer escolha por mais de uma dessas opções. Vale ressaltar que, para fazer essa escolha, é interessante que o criador faça uma análise de mercado, a fim de saber qual o produto terá melhor escoamento em sua região.

Escolha das raças

A condição básica de uma galinha caipira, tanto para a produção de corte como de ovos, é que ela seja uma ave com capacidade de adaptação à criação em piso e apresente pele amarela e plumagem colorida. Além disso, o sabor da carne deve ser o mais natural possível, apresentando textura firme e proporcionando uma mastigação mais lenta e saborosa. Com esses pré-requisitos, existem várias raças com aptidões tanto para carne quanto para postura.

As mais indicadas para o sistema caipira de criação são as aves de raças puras, que são as raças americanas e as de linhagens melhoradas. Mas nada impede o produtor de utilizar as aves de linhagem industrial, exceto a de pele e plumagem branca, que não tem mercado consumidor. Vale lembrar ainda que essa escolha varia de região para região, pois cada raça possui uma adaptabilidade climática diferente.

As raças

As raças americanas são bastante utilizadas em programas de melhoramento de plantel e, apesar de apresentarem menores índices de produtividade em relação às raças comerciais, elas podem reproduzir-se, o que permite ao avicultor obter várias gerações de aves sem perdas significativas de produtividade. Entre as raças americanas, a Rhode Island Red  é uma excelente poedeira e produtora de carne; a New Hamphsire é uma ave rústica e bastante popular, além de apresentar maturidade sexual precoce; e a Plymouth Rock Barrada é boa tanto para a produção de carne quanto de ovos.

Já em relação às linhagens comerciais, é possível ao criador encontrar várias raças comerciais de pintos caipiras de um dia para a produção de carne e ovos no mercado. Todas as raças comerciais são provenientes de linhagens melhoradas e adaptadas à criação ao ar livre, desenvolvidas para a criação no campo e, por isso, apresentam a carne de textura consistente e de sabor diferenciado.  A galinha caipira negra, por exemplo, é destinada exclusivamente para postura e tem, como principal característica, a resistência a doenças e adversidades do manejo a campo; o frango caipira de Pescoço Pelado tem boa aptidão para corte e é de fácil adaptação ao manejo a campo; já as aves Paraíso Pedrês têm, como característica, o rápido ganho de peso, boa rusticidade e boa adaptação às condições do regime semi-intensivo.

Para maiores informações a respeito, consulte o curso Criação de Frango e Galinha Caipira, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas e coordenado pelo Professor Luiz Fernando Teixeira Albino. Confira!

 

Por: Beatriz Lázia

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Jeiza Araújo dos Santos

20 de ago. de 2020

Gostaria de saber com quanto tempo a galinha começa a notar? E a galinha amarela do cabo branco qual é a raça?

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de ago. de 2020

Olá Jeiza,

O CPT tem diversos cursos na área de avicultura que irá auxiliar nessa questão e em diversas outras.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre o curso que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,

Lidiane Lisboa

Vicente Giacomini Peron

5 de mai. de 2013

Gostaria de mais informações de compra dessas galinhas, pois quero colocar em minha propriedade galinhas podeiras. Qual procedimento?

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de mai. de 2013

Olá, Vicente!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações sobre onde comprar galinhas poedeiras recomendamos que procure por criadores em sua cidade ou região.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?