WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Crescem exportações de mel em MG

Produtores do estado lucraram US$ 1,7 milhão com vendas para o exterior

 

 Exportações do mel mineiro cresceram 18% em 2011 em relação a 2010.

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) informou que as exportações do mel mineiro cresceram 18% em 2011, chegando ao valor de US$ 1,7 milhão. O destino mais comum do produto brasileiro são os Estados Unidos (58,7%). O crescimento das vendas de mel para o exterior acontecem no estado onde já se destaca a exportação de outros produtos do agronegócio (o café, a carne, a soja e o açúcar).

As exportações de mel também cresceram em volume, chegando a 559 toneladas. O maior resultado até então tinha sido em 2004, quando foram vendidos 290 toneladas do produto para fora do país. A assessora técnica da Seapa, Márcia Aparecida de Paiva Silva, afirmou que o ambiente favorece o desenvolvimento da apicultura no estado. Ela acrescentou que uma vantagem é que a atividade pode ser realizada em consórcio com outras, como a silvicultura e a cafeicultura, que são beneficiadas com a polinização das abelhas.

De acordo com a Federação Mineira de Apicultura (Femap), Minas produz mais de 4 mil toneladas de mel por ano e emprega 13 mil pessoas na atividade. A maioria dos trabalhadores exerce a função em regime familiar, sendo mais de 4,5 mil apicultores, 85 associações e 4 cooperativas. O presidente da Femap, Irone Martins Sampaio, ressalta que fatores relacionados ao ambiente, como a altitude, o clima e os recursos hídricos, além da própria fauna, ajudam a obter uma produção de qualidade.

Segundo a Femap, as regiões que mais produzem mel no estado são os Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, com 22,7% do total. Depois vêm o Centro (15,2%), o Sul de Minas (14,5%), o Rio Doce (12,8%), a Zona da Mata (11,3%)e o Norte de Minas (9,3%). Irone Sampaio destacou a importância da orientação e da capacitação crescente oferecidas aos produtores por órgãos como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene). Segundo ele, a maioria dos produtores trabalha com várias culturas diferentes, então o conhecimento a respeito da apicultura gera um maior interesse pela área.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?