WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conhecimentos básicos para fazer doces

Fazer doces não é um trabalho difícil. Você precisa preparar-se, adquirir informações e praticar o que aprendeu


Fazer doces não é um trabalho difícil. Você precisa preparar-se, adquirir informações e praticar o que aprendeu. Há detalhes fundamentais no preparo desses produtos que você deve conhecer, pois muitos deles serão empregados na maioria das receitas. Além de preocupar-se com a higiene pessoal e a do local, em providenciar matéria-prima de excelente qualidade e conseguir fornecedores confiáveis, você precisa se munir dos conhecimentos acerca da prática de fazer doces finos.


Para ser um ótimo doceiro é necessário estar ciente de algumas instruções básicas. Denise Andrade Khroury, professora do curso Produção de Doces Finos para Festas, elaborado pelo CPT –  Centro de Produções Técnicas, apresenta algumas dicas.


Derretimento do chocolate


O chocolate é muito utilizado para a produção de doces. É indispensável ter alguns cuidados na hora de usá-lo. Um deles é conservá-lo em local seco e ao abrigo de luz e do ar, sob temperatura de 12ºC a 20ºC, essa é uma forma de evitar que o chocolate desenvolva sabor e odor desagradáveis.

Outra dica é quanto ao derretimento do chocolate. De acordo com Denise Andrade Khroury, ele não deve ser levado diretamente ao fogo para não prejudicar a qualidade da mateiga de cacau. Portanto, é aconselhável derretê-lo sob tempetura entre 40ºC e 45ºC, em banho-maria ou micro-ondas. Vejas os passos, no vídeo abaixo.


Conhecimentos básicos para fazer doces


Ponto de chantilly


Ao preparar o chantilly, é recomendável utilizar creme de leite fresco em vez de pausterizado, pois os aditivos desse produto não permitem obter o ponto adequado. Para fazê-lo você deverá bater o creme de leite na batedeira até que ele engrosse. Em seguida, se necessário, acrescente açúcar com a batedeira em baixa rotação. Quando terminar essa etapa, aumente a rotação e quando o creme tornar-se claro, brilhante e consistente, terá alcançado o ponto de chantilly.


Obtenção de claras batidas em neve


Bater claras em neves é simples, mas você precisa garantir que interromperá o processo no momento certo. Se isso não acontecer, as claras perdem água e talham. Sendo assim, a batedeira precisa estar em baixa rotação e as claras devem estar geladas, afirma Denise Andrade Khroury.


Por Luci Silva

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Josiana Prado Flores Dos Santos

26 de fev. de 2024

Quero aprender fazer doces

Resposta do Portal Cursos CPT

27 de fev. de 2024

Olá, Josiana Prado Flores Dos Santos! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?