WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça o novo Curso a Distância CPT Produção e Utilização de Silagem

Saber preparar uma boa ensilagem garante ao pecuarista maior eficiência nutricional do gado

Conheça o novo Curso a Distância CPT Produção e Utilização de Silagem

“Na criação de gado bovino, um dos fatores limitantes para o crescimento da produtividade é a variação na oferta de alimentos, ao longo do ano, tanto em termos de quantidade como de qualidade. Neste contexto, a silagem, como alimento volumoso estratégico, é essencial para o aumento da eficiência na pecuária. Mas é preciso saber a fundo o processo de ensilagem”, afirma Juliano Resende, professor do Curso a Distância CPT Produção e Utilização de Silagem, disponível .

A praticidade na colheita e a manutenção dos nutrientes quando armazenada são algumas vantagens da silagem. Na ensilagem, ocorre fermentação anaeróbica dos açúcares solúveis em água e sua conversão em ácido lático - além da redução do pH, o que impede a ação microbiana do material ensilado. O ideal é que o pH permaneça entre 3,8 e 4,2 (silagem de milho) e entre 4,0 e 4,8 (silagem de gramíneas).

Durante a fermentação, o ácido lático deve chegar a 60% do total dos AGV da silagem. Quando a porcentagem de ácido acético ou etanol está acima do normal, o processo de fermentação da ensilagem não está correto. Quando a fermentação do material se torna equilibrada, a temperatura deve se aproximar à temperatura ambiente. Quando as temperaturas chegam próximas a 50°C é porque o material sofre a ação de fungos, o que estraga a ensilagem.

Todos são detalhes de suma importância para fazer uma silagem com bom valor nutritivo para os ruminantes. No caso da silagem de milho, por exemplo, ela deve apresentar boa palatabilidade, teor de matéria seca entre 30% e 35%, baixo teor de fibras (FDN abaixo de 50% e FDA abaixo de 30%), acima de 8% de proteína na massa e outros. Portanto, saber preparar uma boa ensilagem garante ao pecuarista maior eficiência nutricional do gado.

Pensando nisso, os Cursos CPT desenvolveram o Curso a Distância Produção e Utilização de Silagem para capacitação de pecuaristas, proprietários de fazendas, administradores de empresas rurais, zootecnistas, técnicos agrícolas e interessados em se capacitar nessa área. Elaborado pelo professor Juliano Rezende, zootecnista especializado em bovinocultura leiteira, manejo, mercado e tecnologias, o curso aborda importantes temas, como conservação da forragem por meio de ensilagem, forragens mais utilizadas, processo de ensilagem, abertura do silo e como utilizar a ensilagem.

Portanto, não perca tempo! Adquira já o seu curso e aprimore ainda mais os seus conhecimentos!

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Milkpoint.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?