WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como obter dados sobre a área da propriedade rural

Conheça informações básicas a respeito dos tipos de levantamento de dados

 

No levantamento aerofotográfico, o avião executa linhas de voo, enquanto a área é fotografada

Você conhece o potencial de sua propriedade? Algumas técnicas ajudam a identificá-lo. Elas podem revelar a capacidade de desenvolvimento da empresa rural e as possibilidades para isso. Sendo assim, são indispensáveis os levantamentos a respeito da área, como o topográfico e o aerofotográfico, que devem ser realizados com o auxílio de especialistas nesses assuntos.

Conheça abaixo informações básicas sobre tais procedimentos.

Levantamento topográfico – permite uma caracterização da distribuição das áreas dentro do imóvel e da materialização de seus limites. Esse trabalho é feito por engenheiros agrimensores, topógrafos e outros profissionais da área de engenharia. A partir do levantamento topográfico, o proprietário tem a real dimensão do seu imóvel e conhece os seus verdadeiros limites, o que será, daí por diante, o seu objeto de planejamento. Os principais equipamentos são o teodolito, GPS topográfico e estações gráficas computadorizadas.

Levantamento aerofotográfico – é indicado para áreas maiores que 300 ha. Permite a geração de mapas temáticos em escalas de muitos detalhes, como, por exemplo, 1:10.000 e 1:5.000. Podem, também, ser realizada em propriedades pequenas que exigem maior detalhamento temático e precisão das medidas. Deve ser feito por uma equipe especializada e multidisciplinar, como a do NEPUT – Núcleo de Estudo de Planejamento e Uso da Terra, da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais.

O avião executa linhas de voo, quando são produzidas várias fotos em cada linha, fotografando toda a área da propriedade. As fotografias são rasterizadas (escaneadas) e tratadas com programas de computador, para melhorar o contraste e colocá-las numa mesma escala.

Essas orientações estão no curso Planejamento Estratégico de Propriedades Rurais. Veja mais detalhes sobre cada um desses procedimentos e entenda como eles acontecem. Acesse e confira o curso, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Por Luci Silva

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?