WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como lavar roupas na máquina sem estragar as peças

Alguns cuidados importantes para a roupa ficar limpa e com cara de nova

 

 Para muita gente pode ser bem difícil lavar roupa. Foto: Uol.

O primeiro passo é separar as roupas brancas das coloridas. No caso das coloridas, nunca lave as novas junto com as velhas, pois elas podem soltar tinta. É bom, nas primeiras vezes, lavá-las separadamente e, nas demais, se elas não soltarem tinta, podem ser colocadas com outras. Feche todas as roupas que possuem zíper e botões para não estragarem.

As roupas pretas precisam de uma atenção especial, pois não devem ser misturadas com outras cores em nenhuma etapa da lavagem. Além de geralmente soltarem tinta, podendo manchar outras peças, a lã residual dos tecidos claros pode grudar nelas, dando aquele aspecto esbranquiçado. Em peças escuras, de um modo geral, deve-se usar sabão em barra neutro, pois os lava-roupas em pó possuem clareadores na fórmula.

Depois de separadas, as roupas seguem para a máquina. Coloque água e sabão na quantidade indicada pela fabricante do eletrodoméstico e no rótulo do sabão. O amaciante pode ser usado na lavagem ou na hora do enxágue. O importante é não exagerar na quantidade, pois ele pode ter o efeito contrário, deixando a roupa com aspecto de ensebada.

Se depois de seguir o tempo de lavagem indicado pela máquina a roupa ainda estiver com alguma mancha, não use a escova para removê-la, pois ela estraga a fibra do tecido. Aplique sabão em barra azul sobre a peça, esfregue um pouco, deixe agir e lave-a novamente. Manchas persistentes podem sair com produtos específicos, os alvejantes sem cloro, que podem ser usados inclusive em roupas coloridas.

Uma dica para deixar as roupas brancas com cara de novas, é deixá-las de molho na máquina, por meia hora, na água com sabão em pó e álcool etílico. Em seguida, é só bater. O álcool também ajuda a retirar manchas amareladas de desodorante. É só aplicá-lo diretamente na área manchada, esfregar um pouco e então lavar.

É muito importante seguir o tempo de lavagem indicado pela fabricante da máquina. Roupas de seda, crepe, renda e com bordados e aplicações devem ser lavadas na programação delicada ou leve, enquanto os jeans e outros tecidos mais grossos ou sujos podem ser colocados na programação pesada. Assim, não se danifica os tecidos e garante-se a limpeza. Os saquinhos próprios para isso também ajudam a proteger peças pequenas, como meias, sutiãs e outras mais delicadas.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Bruno

12 de ago. de 2016

Olá, boa tarde, comprei uma lava e seca e em algumas pecas de roupas (moletons, blusas de frio em geral), tenho lavado e as peças estão danificando ficando com muitas bolinhas, o q posso estar fazendo de errado??

Resposta do Portal Cursos CPT

15 de ago. de 2016

Olá Bruno,

Algumas dicas para as roupas não darem bolinhas:

- Lave preferencialmente as roupas na mão e com água fria;

- Na máquina não misture os tecidos. Algodão não pode ser lavado com viscose ou poliester, por exemplo. As bolinhas surgem do atrito entre eles dentro da maquina de lavar.

- Não coloque uma grande quantidade de roupa dentro da máquina ao mesmo tempo. Quanto mais as roupas de encostarem, mais atrito, mais bolinhas.

- Bolinhas Bate Roupa: Não testamos, mas dizem que ajuda no atrito dentro da Máquina de Lavar, com isso  evita formação de bolinhas (Clique aqui para comprar).

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Andreia

28 de jun. de 2016

Antes de mais nada obrigada pela atenção! Queria saber se todas as cores estão associadas às escuras: A minha ideia são gangas, preto azul marinho e cinza...à mais? Esta é uma duvida que muita gente tem pelo que pude perceber no posto e em outros sites? O ideal seria fazer uma matéria do Passo a passo para lavar roupas do jeito certo! Todas as cores que estão associadas a cada pilha de cor e também tecidos! As gangas uma vez que são roupas pesadas certo... devem se misturar com que pilha de roupa? As roupas interiores meia e por aí em qual também? O programa de pré lavagem na máquina de lavar é eficaz? Ou será melhor fazer à mão? A roupa quanto tempo de molho pode estar? Soutie pode ser lavado na máquina? Para que servem os saquinhos protectores de roupa? Os panos de chão podem ser lavados com tapetes? É verdade que na pré lavagem à mão posso misturar todas as cores pois a àgua é feia e não tinge a roupa? O que são considerados tecidos pesados? A que temperatura se devem lavar as roupas para matar bactérias...principalmente nos lençóis...toalhas e panos prato? Aqui tentei reunir a minha duvida é a de milhares de pessoas pelo que tenho visto na Internet...agradeço pelo carinho e aguardo uma matéria mais explicita Fica a dica

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de jun. de 2016

Olá Andreia,

Agradecemos sua sugestão, assim que possível iremos elaborar um conteúdo falando sobre isto.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Andreia Susana Monteiro leite

22 de jun. de 2016

Fiquei na dúvida! As roupas tons pastel...mesmo novas posso misturar com brancas! Que roupas estão associadas às pretas só pretas ou também todos os tons escuros? Os lençóis podem ser misturados com panos de cozinha? A que temperatura se devem lavar lençóis meias e cuecas? Podem se misturar estas peças entre si? É verdade que lavar roupas a 30 não elimina baterias! Na categoria de roupa interior deve se lavar com que pilha de roupa? Depois de muitas lavagens das roupas podem se misturar todas as cores sem perigo? Agradeço resposta pois estou farta de estragar roupa! Eu moro em Portugal daí não ter acesso

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de jun. de 2016

Olá Andreia,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Tudo é uma questão de organização. Primeiro, separe as roupas pela cor: faça uma pilha para peças brancas, outra para as peças de cores claras e uma última para as peças de cores escuras.
A seguir separe a pilha escura em duas outras: uma com itens que desbotam e outra com os que não desbotam. Mais adiante, separe cada pilha com base na quantidade de sujeira: pouco suja, moderadamente suja e muito suja.

Dicas
- Junte os itens brancos e de cores claras que estejam compatíveis na sujeira em uma mesma pilha;
- Separe as peças brancas de tecido sintético e lave-as somente com as de tecido branco;
- Separe os tecidos sintéticos, os mistos e os que não amassam, dos tecidos naturais.

Faça o pré-tratamento das manchas, sujeiras e das peças muito sujas com removedor de manchas de pré lavagem, com detergente líquido, com uma pasta feita de sabão em pó ou detergente, com sabão em barra ou deixe as peças previamente de molho, lembrando que nem todas as peças podem ficar de molho.

- Conheça a composição e os acabamentos dos tecidos para selecionar a temperatura correta da água e os produtos de limpeza adequados.
- Guarde as informações sobre os cuidados da peça. Dessa maneira você poderá seguir as recomendações sobre os procedimentos de lavagem.
- Feche os zíperes, enganche todos os ganchos e abotoe todos os botões.
- Vire os bolsos do avesso para tirar a sujeira.
- Remova quaisquer ornamentos, decorações, broches ou fivelas que possam fazer buracos ou danificar outras peças.
- Faça remendos e costure as bainhas para evitar maiores estragos durante a lavagem.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?