WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

A chave para um empreendimento de sucesso

Porque alguns produtos se mantêm no mercado durante anos

 

 

 Às vezes, um detalhe é suficiente para se destacar dos demais.

Já imaginou porque não existe nenhum refrigerante com o sabor igual ao daquele famoso? Ou porque algumas marcas existem há mais de 100 anos, algumas vezes, até sem concorrentes?  Para uma empresa se manter pode ser bem difícil. No entanto, ter um produto único e saber entender, ou até mesmo prever as ações do mercado, ajuda a superar as barreiras e a fixar um nome.

O pesquisador brasileiro Jean Paul Jacob, da empresa de computadores IBM afirma que é importante antever as reações do mercado. Ele é conhecido pelo método do cubo de cristal, que faz projeções de como os consumidores e os concorrentes reagirão a certos produtos. Por exemplo, Jacob foi o primeiro a anunciar o fim do vinil com a invenção do CD e do filme fotográfico com a criação das máquinas digitais. Muitos acharam uma loucura, mas em um prazo não muito longo, elas se mostraram acertadas.

Segundo o pesquisador da IBM, prever as reações do mercado não é tão complicado. Basta rever o histórico da área do produto e ver o que ele tem de inovador. Destacar o diferencial de um produto ou uma marca é importante, pois é desta forma que você conquistará o seu consumidor.

Tudo isto requer pesquisa, dedicação, e um espírito empreendedor. Jacob cita o próprio exemplo da empresa americana, que aos poucos deixou de ser uma fábrica de artigos de informática convencional e passou a fornecer os resultados das pesquisas realizadas por ela. Uma maneira de aprender como convencer o consumidor sobre as vantagens de um produto é com o curso Marketing para Pequenas Empresas, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Muitas vezes, a chave para se firmar no mercado está nas próprias dificuldades que aparecem.  O escritor Roberto Shinyashiki, conhecido como o descascador de abacaxis, é o defensor desta ideia. Para ele, as dificuldades encontradas no mercado são possibilidades de construir algo sólido e inovador. Mas, ambos reforçam que cair de cabeça em uma nova empreitada pode ser perigoso. É necessário estar bem preparado para enfrentar todas as condições oferecidas pelo mercado.

 

 

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?