WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cardápios para uma alimentação saudável

Para uma alimentação saudável e balanceada, são necessárias, pelo menos, quatro refeições diárias

 

Frutas frescas contêm alto teor de vitaminas

A combinação dos alimentos gera cardápios saudáveis e deliciosos. Veja as dicas que o portal CPT – Centro de Produções Técnicas  preparou para você incluir em sua alimentação. Tanto os pratos convencionais quanto os vegetarianos podem contribuir significativamente para a sua saúde, mas para isso são necessários alguns conhecimentos, que vão ajudar-lhe a proceder da forma correta.

Antes de preparar o cardápio, é importante planejar como ele será constituído, com base nos aspectos nutritivos dos alimentos, afirma Céphora Maria Sabarense, professora do curso Alimentação Saudável: Como Comprar, Armazenar e Preparar Alimentos, desenvolvido pelo CPT. A nutricionista diz que "para uma alimentação saudável e balanceada, são necessárias, pelo menos, quatro refeições diárias (café da manhã, almoço, lanche e jantar); o ideal é se alimentar de três em três horas”.

Confira como é a estrutura de duas propostas de cardápio.

Convencional

– Uma pequena refeição (café da manhã e lanche): Líquido (leite, leite com café); Pão ou substituto (pão francês/biscoito salgado); Fonte protéica (presunto, queijo, ovo); Fonte lipídica (manteiga, margarina); Fruta (mamão à francesa, maçã).
– Uma grande refeição (almoço e jantar): Entrada (saladas feitas à base de hortaliças cruas ou cozidas); Prato principal (carne de origem bovina, suína ou aves); Guarnição (massas, farofas, ou preparações ao forno); Acompanhamento (cereais e leguminosas, tais como, arroz e feijão); Sobremesa (doces ou frutas); Bebida.

Vegetariano

– A distribuição e o número das refeições são as mesmas do cardápio convencional, mudam apenas alguns elementos que o complementam.
Alimentos naturais (frutas frescas, verduras e legumes, cereais integrais, nozes e grãos) contêm alto teor de vitaminas e sais minerais, fibras e baixo teor de gordura. O iogurte talvez seja o derivado do leite mais bem aceito.
– A carne é completamente excluída das refeições vegetarianas; assim, é preciso que alguns alimentos ricos em proteínas sejam consumidos, como ovos, leite e seus derivados, e outros para suprir a falta da carne. Nesse caso, podemos utilizar os produtos à base de proteína de soja.

Por Luci Silva

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?